quinta-feira, 19 de maio de 2011

NON OMNIS MORIAR

MARCO TULIO CICERO (106/043 A.C.), o mais eloquente dos oradores romanos, narra em seu livro "Diálogo Sobre a Velhice" as palavras pronunciadas por "Ciro, O Grande", momentos antes de falecer: " Não pensem, meus caros filhos, que, depois que eu os deixar, não estarei em parte alguma ou não existirei mais. Enquanto eu estava junto de vocês, minha alma lhes era invisível, mas, vendo-me agir, vocês compreendiam que ela estava neste corpo. Acreditem, pois, que ela existe, embora não A vejam. As honras prestadas aos homens importantes após a morte não durariam por certo por muitp tempo, se a convicção que temos de que suas almas existem não nos fizesse conservar sua lembrança. Jamais foi convicção minha que a alma vive enquanto informa o corpo e que morra logo que o deixa, nem que ela perde toda a inteligência deixando um corpo inteligente. Creio, antes, que uma vez liberta de todo resquício do corpo, e depois livre e pura, ela reencontra então a perfeita inteligência. Mais ainda, quando a morte acarreta a dissolução do corpo, percebe-se em que se resolvem as partes materiais: elas retornam ao lugar donde vieram; somente o espírito é invisível, quando está presente no corpo e quando dele se ausenta. Vocês sabem que nada se assemelha mais à morte do que o sono. Sobretudo quando dormem é que os espíritos mais bem manifestam sua natureza divina. É que mais livres e mais independentes eles contemplam o futuro. Daí podemos ter ideia daquilo em que eles se tornarão, quando se libertarem dos laços materiais do corpo. Se assim é, meus filhos, prestem-me uma honra como a um ser divino. Mas se a alma ao contrário deve perecer com o corpo, vocês que reverenciam os deuses, que toda esta beleza protegem e regulam, conservem de mim uma piedosa e inviolável recordação". Ciro, O Grande, nasceu no ano 560.A.C. e morreu no ano 529 A.C. Fundador do Império Persa. Foi um príncipe corajoso, respeitador da religião dos vencidos. As palavras acima ele pronunciou, antes de morrer, ferido que fora combatendo os Massagetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário