segunda-feira, 11 de julho de 2011

TERRA DOS HOMENS OMBREIA COM PETIT-PRINCE

Se você ama o BELO também na LITERATURA, leia ou releia o trecho abaixo, para relembrar ou degustar o que nos deixou SAINT-EXUPÉRY, em "TERRA DOS HOMENS", nestas proximidades do aniversário de seu desaparecimento físico nas profundezas do mar no dia 31/07/1944. O que transcrevo é o que sentiu no dia de sua apresentação como jovem piloto de linha, ligando Toulouse a Dakar, em 1926. " QUANDO ME DESPERTARAM, ERAM 3H DA MANHÃ. Empurrei a janela: chovia sobre a cidade. Vesti-me gravemente. Meia hora mais tarde, sentado em minha maleta, esperava na calçada molhada que o ônibus passasse para me levar. Tantos companheiros, no dia da consagração, haviam suportado, antes de mim, aquela mesma espera, com o coração meio apertado. Surgiu afinal na esquina o ônibus antiquado, espalhando um barulho de ferragens. E, como companheiros, tive o direito de, por minha vez, apertar-me num banco entre o funcionário da alfândega mal desperto e alguns burocratas. Aquele ônibus cheirava a coisas fechadas, a administração poeirenta, a velhos escritórios onde a vida humana enlanguesce. Parava de 500 em 500 metros para apanhar mais um secretário, mais um funcionário da alfândega, mais um inspetor. Os que já cochilavam dentro do carro respondiam com um vago resmungo ao cumprimento do recém-chegado que se alojava ali como podia, para logo começar a cochilar também. A velha carruagem triste sacolejava sobre o calçamento desigual de Toulouse; e o piloto de linha, misturado aos funcionários, a princípio mal se distinguia deles. Mas os postes desfilavam, o campo se aproximava, e o velho ônibus trêmulo era uma crisálida cinzenta de onde sairia o homem transfigurado. Todo companheiro num dia assim, confundido no grupo anônimo, sob o escuro céu de inverno de Toulouse, sentira crescer dentro de si o soberano que, dali a 5 horas, deixaria para trás as chuvas e as neves do Norte, repudiando o inverno, reduziria a marcha do motor e começaria a descer em pleno verão, sob o sol ardente de Alicante". Dia 31, "volente Deo", algo sobre os destroços do avião de Santex!

Nenhum comentário:

Postar um comentário