sexta-feira, 29 de julho de 2011

ROTEIRO DE EXUPÉRY NO DIA 31/07/1944

8,45 = decolagem do avião do solo de Borgo-Poretta, com 6 horas de autonomia para uma missão de reconhecimento fotográfico a uma altitude de 10.000 m sobre o setor da Savoia e do alto vale do Rhône, Lyon/Chalon-sur-Saône.

9,05 = 25 minutos após a decolagem a estação radar americana Colgate anuncia sua passagem pela costa em direção a Hyeres.

= a estação radar alemã de Cannes anuncia que um avião vindo da Córsega sobrevoa a costa.

10,00 = a estação radar alemã de Chazelles-sur-Lyon põe a "caça" de Lyon-Bron junto de Marseiile em alerta: um aparelho isolado realiza em elevada altitude vai-vens entre Annecy e Grenoble, dirigindo-se para o Sul e desaparecendo dos : écrans".

= o "obergefreiter"alemão HORS RIPPERT decola. Missão: reconhecer e, se possível, atacar uma atividade aérea inimiga sobre o litoral Toulon-Marseille.

= um suboficial alemão numa peça de 88 mm da Flak a leste de Toulon relata a passagem de um bimotor em voo pendular.

= RIPPERT visualisa em Toulon um LITHTNING que voa em direção de Marseille. Marseille, alvo da missão de Santex no dia 06/06/1944, abortada por causa de problemas maiores no motor esquerdo. Valendo-se da vantagem da altitude, RIPPERT o localiza facilmente e o abate com um tiro nas asas entre Toulon e Marseille.

11,00 = o LYGHTINING a 3.000 m, desce verticalmente e mergulha no mar.

RIPPERT anuncia sua vitória pelo rádio. Os americanos teriam captado essa comunicação-rádio. O sargento-chefe Jacquemont, mecânico-fotográfico do II/33, recebe a comunicaçào de 2 oficiais americanos e registra que a perda do F-5B 223 teria sido devida a "caças" alemães e que teria desaparecido no mar.

PELA MEIA-NOITE o oficial de estado-maior HERMANN KORTH é informado da destruição em combate de um avião de observação aliado caído no mar.

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