sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

THOMAS MERTON - 96 ANOS DIA 31/01/11

THOMAS MERTON nasceu em Prades, França, no dia 31/01/1915. Faleceu no dia 10/12/1968 em Bancoc aos 53 anos. Monge trapista, escritor primoroso, ativista pelos direitos civis e contra a guerra, quem quiser conhecê-lo por dentro leia "Merton na Intimidade-Sua Vida em seus Diários". Daí é que extraio alguns de seus últimos pensamentos dois meses antes de falecer eletrocutado na Ásia. 10/o7/68: "Pode ser quem sabe que eu não volte. Não que espere que algo dê errado - embora seja possível. Seja como for, não espero estar aqui de volta antes de alguns meses. Desse ou daquele jeito, não me importo se eu não voltar. Se eu encontrar um lugar para desaparecer, ótimo. Se eu tiver de levar uma vida relativamente nômade, sem morada fixa, tudo bem também. O que realmente me intriga é partir para algo desconhecido, não pedindo nem esperando nada de muito especial, mas desejando tão-só fazer o que Deus exige de mim, seja lá o que for". Seu corpo foi sepultado no mosteiro de Gethsemane, EUA , onde viveu. 01/09/68: "O que se grava em minha mente é que em breve eu deixarei mesmo este lugar, para por muito tempo viver só com uma mala - tudo que tenho estará dentro dos 20 quilos que um avião carrega para a gente. Eu tinha em vista esse mosteiro (no Novo México) no fim de meu itinerário. Agora já nem sei se voltarei mesmo". 09/09/68: "É duro acreditar que esta é minha última noite em Gethsemane por algum tempo. Vou com a mente de todo aberta. Espero encontrar alguma coisa ou alguém que me ajude a avançar em minha própria busca espiritual. Mas continuo a ser um monge de Gethsemane. Se terminarei ou não aqui meus dias, não sei. A grande coisa é corresponder à vontade de Deus nessa ocasião providencial, seja lá o que for que ela traga!". 06/12/68: "Próxima parada Bancoc, depois a Indonésia onde começa toda uma nova jornada que não sei aonde me levará, nem o que eu posso ou devo planejar. Já estou farto de aviões e hotéis. Mas a jornada apenas começou, alguns dos lugares que eu realmente queria ver ainda nem foram tocados". Sua última frase nessa carta: "A maioria dos homens é incapaz de nadar antes de saber como" (Novalis). 08/12/68: Hoje é a festa da Imaculada Conceição. Daqui a pouco sairei do hotel. Vou celebrar na igreja de São Luiz, almoçar na Delegação Apostólica e depois, esta tarde, sigo para o lugar da Cruz Vermelha". Dia 11/12/68, depois de uma conferência que fizera, esperava-se a sessão da tarde, quando explanaria o assunto, para o que ia se preparar. Algum tempo depois, ouviu-se um grito vindo de sua cabana a que não se deu muita atenção, pensando tratar-se de impressão de alguns. No fim da tarde foi encontrado jazendo no chão, de costas, com o ventilador elétrico atravessado sobre o peito, funcionando ainda, havendo queimaduras no braço direito com a parte posterior da cabeça sangrando muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário