domingo, 24 de abril de 2016

HISTÓRIA QUE É UMA EPOPÉIA


"Quando menino no CARAÇA, ouvi dizer -  e as crônicas o confirmam -  que  o Padre Cruz, certa vez, na igreja, na missa de ação de graças pela  inauguração da estrada em 1928, pronunciou um sermão camoniano.  Aluno do primeiro ano,  eu me perguntava o que seria um sermão camoniano. Um colega mais adiantado tentou explicar-me concretamente, mostrando-me no dicionário de Séguier, na parte histórica, um quadro de Antônio Carneiro representando Camões lendo Lusiadas, perante um grupo de frades dominicanos.  E acrescentou: "Veja!  Visitar hoje o CARAÇA é como ler os Lusíadas. Não se pode estudar a história de Portugal sem referências frequentes à grande epopéia, como não se pode estudar a história de Minas Gerais sem lembrar o papel importante do Caraça na formação religiosa, cultural e política de nossa Pátria.  Nesse dia nasceu em mim o amor ao CARAÇA e cresceu o interesse pela história. Este amor e este interesse são  hoje a base sobre a qual se assenta a honra que agora me concedem de ser  membro correspondente do emérito Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais" ("CARAÇA - NOSSA SENHORA E A HISTÓRIA DO COLÉGIO" PELO PE. JOSÉ TOBIAS ZICO C.M.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário