quinta-feira, 28 de abril de 2016

102    ANOS   SEM   CARLOS    LACERDA

Gostei do Carlos Lacerda, despontando, tão logo o GEGÊ depôs a coroa da  ditadura. A POLÍTICA nasceu para mim em 1945, quando o Padre Cruz numa leitura espiritual aos alunos do Caraça noticiou que surgira um candidato provável à presidência da República. Apresentou-nos a figura de JOSÉ AMÉRICO, amedrontando-nos. Rezemos, pois apareceu no "Jornal do Comércio",  colocando sobre a mesa um revólver... (e, a propósito, J. do Comércio despede-se hoje, 29/04, após 100 anos de vida profícua)! REZEMOS! Que vai ser do Brasil!!! A LUTA POLÍTICA COMEÇAVA,  15 anos volvidos de "bouches fermées!! Pelas conversas em aulas e recreios com dois sacerdotes recém formados: Montalvão e Guerra, aprendemos a nos empolgar com a vida de EDUARDO GOMES. Que nos galvanizou.  Em 02/12/1945 foram meus colegas de turma Jota, Batista e Castro os eleitores do CANDIDATO GENERAL  DUTRA,  do PSD, apresentado pelo Getúlio  como canditato à presidência.  Com 17 anos,  não pude sufragar o nome do "brigadeiro", Eduardo Gomes. Que perdeu. Fi-lo quatro anos depois, votando em Petrópolis no EDUARDO GOMES, o "BRIGADEIRO DA LIBERTAÇÃO. Perdeu de novo, o GEGÊ, sem as armas, levou a melhor. Mas quem muito lucrou fui eu. Como  saudoso me recordo da "Tribuna da Impressa", o jornal- carismático de Carlos Lacerda! O Marçal, colega de seminário,  trazia-o de suas aulas no Rio, bem camuflado,  e me emprestava. Nele Tristão de Athayde  e Carlos Lacerda  conclamavam os brasileiros a votarem no Brigadeiro. Carrego na memória  o convite de Tristão, da Tribuna, na véspera da eleição de 1949: "MINEIROS DE MEU CORAÇÃO!"  
OS MINEIROS  DAS  GERAIS  COCHILARAM! 
Mas CARLOS LACERDA  E  EDUARDO GOMES ILUMINARAM OS MEUS CAMINHOS! PERDOEM-SE-LHES,  cá bem baixinho, as pegadas minúsculas dos distraídos passos nos porões da redentora. LACERDA nasceu a 30/04/1914 e faleceu a 21/05/1977. EDUARDO GOMES a 20/09/1896 e faleceu  a 13/o6/1981. Tristão a 11/12/1893 e faleceu a 14/08/1983.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário