quarta-feira, 27 de abril de 2016

CONFISSÃO   MINEIRA

Fim de abril de 2016. Agradeço a Deus o tempo dedicado a recordar alguns fatos e pessoas mineiras que o calendário me apontava: Tiradentes, Juscelino, Brasília, Tancredo Neves. 
1 - TIRADENTES:  conta-nos um opúsculo da Irmandade e da Igreja de N.S. Mãe dos Homens do Rio que "nenhum esclarecimento existe nos livros consultados sobre o local em que se escondeu TIRADENTES no dia 07/o4/1789,  por algumas horas, enquanto esperava anoitecer, para, valendo-se da escuridão, dirigir-se com segurança à casa do negociante Domingos Fernandes Cruz, Rua dos Latoeiros. NA  CAPELA de N.S.MÃE  dos  HOMENS (RUA DA ALFÂNDEGA, RIO) poderia ter sido.  2 - Foi a partir do golpe de 64 que me desvinculei do ambiente udenista, sendo fichado no DOPS por condenar o estupro à democracia frente a alunos de classe alta. Só então nasceu minha admiração pelo Juscelino e minha ilusão pela adesão do Brigadeiro e do Lacerda ao golpe. 3 - E há pouco 3 meses em Brasília me revelaram quem foi o estadista e mineiro que construiu Brasília! A leitura então do "Lusíadas Mineiro", "Como  Construí Brasília", reconciliou-me com o destemido JUSCELINO KUBITCHEK. 
4 - DIA DE TIRADENTES: Morte de TANCREDO NEVES no dia da INAUGURAÇÃO  de BRASÍLIA! Admirei-lhe a vida e ovacionei-o há 3 dias por ter publicado, governador de Minas, a vida e obras de ALEIJADINHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário