domingo, 8 de setembro de 2013

ÚLTIMA   PRECE   DE   OZANAM

"SERÁ PRECISO, SENHOR, que eu deixe todos os bens que Vós mesmo me destes? Não quereríeis  contentar-vos com uma parte apenas do sacrifício?  Qual das minhas afeições desregradas Vos deverei imolar? Não aceitaríeis o holocausto de meu amor próprio literário, de minhas ambições acadêmicas, dos meus próprios  projetos de estudos em que se mescla talvez mais orgulho que zelo pela verdade?  Se eu vendesse metade de meus livros para dar aos pobres o seu preço e, cingindo-me a cumprir os deveres de meu cargo, consagrasse o resto de minha vida a visitar os indigentes, dar-Vos-íeis por satsfeito e me deixaríeis  a doçura de envelhecer junto da minha esposa e de terminar a educação de minha filha? Talvez, porém, meu Deus, não seja este o Vosso querer. Não aceitais essas ofertas interesseiras. Rejeitais meus holocaustos e sacrifícios. É a mim mesmo que desejais. Está escrito que eu devo fazer a Vossa vontade. E eu exclamarei: Aí vou, Senhor!  Aí vou se me chamardes, e o direito não me assiste de lastimar-me".

Uma DAS  ÚLTIMAS CARTAS de OZANAM (19/07/1853) escrita ao pároco da aldeia italiana onde passara alguns meses à procura da saúde perdida: "Ali (no Colégio Tolomei) cursam meninos ricos. Ó meu padre,  que lição útil para fortalecer esses corações  debilitados será... mostrar-lhes Jesus Cristo nas pessoas dos pobres! Temos conversado muito sobre a debilidade, a frivolidade,  a nulidade dos homens,  mesmo dos cristãos da nobreza de França, da Itália, mas estou  seguro de que são assim porque alguma coisa faltou à sua educação: uma coisa  que jamais lhes ensinaram, uma coisa que só conheceram de nome e que é mister ter visto os outros sofrerem, para aprenderem  a sofrê-la quando chegar a nós mais cedo ou mais tarde.  Essa coisa é a dor, a privação, a necessidade"(carta de 19/07/1853).

FREDERICO OZANAM foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1997, na igreja de Notre-Dame, de Paris, quando o Pastor de Roma o indicou como modelo à juventude presente na XII Jornada Mundial da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário