sábado, 14 de setembro de 2013

"STABAT   MATER "   SEQUÊNCIA   DA   FESTA  DE  N.S. DAS   DORES

De pé a MÃE DOLOROSA, Junto da Cruz lacrimosa, Via Jesus que pendia. / No coração transpassado Sentia o gládio enterrado De uma cruel profecia. / Mãe entre todas bendita, Do Filho único aflita, A imensa dor  assistia. / E, suspirando, chorava, E da cruz não se afastava, Ao ver que o Filho morria.  / Pobre Mãe tão desolada, Ao vê-la assim transpassada , Quem de dor não choraria? / Quem na terra há que resista, Se a Mãe assim se contrista  Ante uma tal agonia? / Para salvar sua gente, Eis que seu Filho inocente Suor e sangue vertia. / Na cruz por seu Pai chamando, Vai a cabeça inclinando, Enquanto escurece o dia. /  Faze, ó Mãe, fonte de amor, Que eu sinta em mim tua dor, Para contigo chorar. / Faze arder meu coração, Partilhar tua paixão E teu Jesus consolar. /  Ó Santa Mãe, por favor, Faze que as chagas do amor Em mim se venham gravar. / O que Jesus padeceu Venha a sofrer também eu, Causa de tanto penar. / Ó dá-me, enquanto viver, Com Jesus  Cristo sofrer, Contigo sempre  chorar! / Quero ficar junto à Cruz, Velar contigo a Jesus, E o teu pranto enxugar. / Virgem Mãe tão santa e pura, Vendo eu a tua amargura, Possa contigo chorar. / Que do Cristo eu traga a morte, Sua paixão me conforte, Sua cruz possa abraçar!
/ Em sangue as chagas me lavem E no meu peito se gravem, Para não mais se apagar. / No julgamento consegue Que às chamas não seja entregue Quem soube em ti se abrigar. / Que a Santa Cruz me proteja, Que eu vença a dura peleja, Possa do mal triunfar! / Vinde, ó Jesus, minha hora, por essas dores de agora, No céu mereça um lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário