quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PRINCÍPIO  NORTEADOR  DE   AGIR  DO  PAPA  FRANCISCO

A  INSTITUIÇÃO DOS JESUÍTAS, UM JESUÍTA PORTANTO, é um "DESCENTRADO  DE  SI  MESMO".  Seu CENTRO é CRISTO e sua IGREJA. CRISTO E A IGREJA NO CENTRO. DOIS PONTOS BÁSICOS de referência de seu equilíbrio para viver  na periferia. Mas se o jesuíta ou a companhia se colocam no centro a SI PRÓPRIOS como sólida estrutura, então correm o risco de se sentirem seguros e autosuficientes. A companhia e o jesuíta devem ter sempre diante de si o DEUS sempre MAIOR ( AD  MAJOREM DEI GLORIAM),  à PROCURA SEMPRE MAIOR DE DEUS, A IGREJA VERDADEIRA,  ESPOSA DE CRISTO REI, que nos conquista e a quem  oferecemos toda a nossa pessoa, todo o nosso esforço, mesmo sendo vasos de barro indadequados. Tensão essa que nos leva constantemente PARA FORA de nós mesmos. O instrumento que torna a Companhia verdadeiramente forte, quando descentrada de si mesmo, é o da "conta de Consciência" que é simultaneamente paternal e fraternal, precisamente porque a ajuda a sair melhor em missão. O jesuíta deve manifestar sua "consciência", isto é,  a situação interior que vive, de tal maneira que 0 superior possa estar mais ao corrente e consciente ao enviar uma pessoa à sua missão. O estilo da Companhia é o do DISCERNIMENTO. O jesuíta deve ser uma pessoa de pensamento incompleto, aberto. O jesuíta pensa sempre, continuamentem olhando o horizonte para onde deve ir, tendo CRISTO no CENTRO. Esta é a sua verdadeira força. Isto estimula a Companhia  a estar à procura, a ser criativa, generosa. A Companhia deve atualmente ser  "Contemplativa na AÇÃO".  DEVE VIVER UMA PROXIMIDADE PROFUNDA a  IGREJA TODA, ENTENDIDA COMO "Povo de Deus" E SANTA MADRE IGREJA HIERÁRQUICA". ISTO REQUER MUITA HUMILDADE, SACRIFÍCIO, CORAGEM, SOBRETUDO QUANDO SE VIVEM INCOMPREENSÕES, ONDE SE É OBJETO DE EQUÍVOCOS E CALÚNIAS, SENDO ESTA A ATITUDE MAIS FECUNDA. PENSE-SE NAS TENSÕES DO PASSADO SOBRE OS RITOS CHINESES, os ritos malabares nas reduções no Paraguai.

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