quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ESTILO  DO  PAPA  DE  GOVERNAR  A  IGREJA

O estilo de governar a  SOCIETAS JESUS supõe DECISÃO da parte do superior,  seja qual for,    bem como a DISPOSIÇÃO de atender ao parecer de seus consultores. Como superior que fui na companhia, nem sempre agi assim, consultando quando necessário.  Por isto meu governo teve falhas no começo, época do desaparecimento de uma geração de jesuítas, e eu nomeado provincial com apenas 36 anos, diante de dificuldades sérias. Agia com precipitação. Confesso:quando confio um trabalho a uma pessoa, confio totalmente nela! Só repreendo diante de uma falta grave, mas os súbditos rápido se cansam de AUTORITARISMO,  modo de proceder que me fez passar como um homem da direita, o que nunca fui. Com o tempo esta pedagogia de governo me ensinou muita coisa. Quando arcebispo, de 15 em 15 dias reunia  os auxiliares e às vezes até o conselho presbiteral. Momento de consultas e de decisões. E agora me dizem: "Não consulte demasiado e decida!"A CONSULTA é muito importante. Por exemplo, os Consistórios e os Sínodos são lugares importantes para tornar essa consulta verdadeira e ativa. É necessário torná-los menos rígidos na forma. Quero consultas reais, não formais.  A consulta de oito cardeais não foi uma decisão simplesmente minha, foi fruto da vontade dos cardeais, antes do conclave, fruto de consulta real, não formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário