sábado, 27 de novembro de 2010

UMA OMISSÃO INEXPLICÁVEL

Sob forte tensão, na expectativa do que possa ocorrer daqui a pouco no Morro do Alemão, preciso transcrever neste curto espaço de um blog o que me deixou confuso, não há nem quinze minutos. Como a maioria dos patrícios, estou preso ao vídeo da televisão, querendo saber qual será o desfecho do cerco neste momento de nossas forças armadas aos traficantes que se retiraram ontem da favela da favela do Cruzeiro, homiziando-se na favela do Alemão. Cerca de meia hora atrás, o canal 19, da Globo, através de uma jovem apresentadora, tirou de uma caixa de fósforos uma pequena carta, escrita à mão, nela extravasando seus sentimentos de gratidão aos militares, à polícia em geral, pelos esforços nunca vistos por aqui em favor da liberdade dos moradores de nossos morros, da nossas favelas, dominadas pelo tráfico das drogas. E no finalzinho do bilhete a missivista escreveu que hoje é dia de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS a quem pedia ajuda para um desfecho feliz do movimento que se está preparando para um enfrentamento que parece será muito sério. Ouvido isto, mudei-me para o canal 40 onde se começava a ler a mesma cartinha enviada numa caixa de fósforos. Ouvi com bastante atenção, pois o conteúdo muito me emocionara, e qual não foi minha surpresa ou decepção diante da omissão, também por uma jovem, do trecho em que a missivista lembrava que hoje é o dia de Nossa Senhora das Graças, para a sua fé certamente um motivo de ESPERANÇA do êxito das manobras que estão prestes a ocorrer. Pergunto-me: POR QUE A OMISSÃO DO TRECHO QUE APELAVA PARA NOSSA SENHORAS DAS GRAÇAS? Por esquecimento não pode ter sido, pois a frase vinha no meio da segunda parte da cartinha! Ou foi por que talvez a apresentadora não é devota de Nossa Senhora - no caso seu gesto seria uma traição ao pensamento da missivista - ou então por respeito humano! Respeito humano ocorre quando, por exemplo, um católico omitisse um ato, como o sinal da cruz, ou uma palavra que o caracterizasse como católico, movido por um sentimento de vergonha de que as pessoas em sua volta, não sendo católicas, pudessem zombar dele - fato que ocorre muito frequentemente! Confesso com sinceridade: fiquei meio decepcionado com a atitude dessa apresentadora do canal 40. Por outro lado, devoto que procuro ser de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (ou Nossa Senhora das Graças), alegrei-me por constatar que neste momento de tanta gravidade uma alma cristã, piedosa, se lembrou de recorrer a quem muito poderá intervir para o bom resultado das atuais manobras militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário