terça-feira, 11 de junho de 2013

PROTOEVANGELHO

Muitos textos do ANTIGO TESTAMENTO  são considerados como figuras, como ecos antecipados de fatos ou de pessoas que serão história sagrada no NOVO TESTAMENTO. Quando Adão e Eva perderam seus privilégios desobedecendo a seu CRIADOR, este disse ao tentador:  "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência da mulher. E ela (a descendência da mulher) te atingirá a cabeça. E tu lhe atingirás o calcanhar"(Gn.3,15). Eis uma passagem do A.T. denominada "Protoevangelho", isto é, um primeiro anúncio da misteriosa e admirável novidade com que a segunda parte da BÍBLIA se abre: o "NOVO  TESTAMENTO". De fato,  depois da desobediência de nossos primeiros pais, DEUS prometeu à humanidade a restauração da aliança  violada, anunciando, ainda que veladamente, a Vitória do REDENTOR, Jesus Cristo, sobre o tentador, o demônio, e o pecado. "Porei inimizade entre ti e a mulher". Tomada ao pé da letra, a mulher é EVA, e a "descendência da mulher" seriam todos os homens e mulheres fieis ao Senhor no correr do tempo. Como o autor central da Bíblia é Deus, o fato narrado muitas vezes vai sendo explicitado ou enriquecido aos poucos. Daí dever-se um determinado texto bíblico ser comparado com outro ou outros entre si. Assim sendo, o texto "Porei inimizade entre ti e a mulher",  a mulher no caso é EVA (Eva em hebraico = mãe da vida) que,  sucumbindo ao tentador, colaborou para a introdução do pecado original no mundo, prefigurando outra EVA plenamente realizada, MARIA, mãe de Jesus, introdutora do Salvador no mundo pela encarnação do Verbo Divino em seu ventre (num caso=EVA; noutro caso=AVE). Se EVA esteve sob o domínio da serpente, do demônio,  MARIA SSma.  foi "cheia de graça", concebida sem o pecado original, nunca esteve sob o jugo do demônio (no próximo blogue comentário sobre o restante de Gênesis 3,15).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário