sexta-feira, 7 de junho de 2013

MEA   CULPA   MEA   MAXIMA   CULPA  -  2

Carlos Heitor Cony, em seu artigo na FOLHA, de 04/06/13, escreveu que JESUS  CRISTO, na oração no Getsêmany se viu diante da  "única oportunidade em que sua condição humana se contrapôs à sua condição divina". Foi quando, "suando sangue, sentiu na carne o sacrifício que ia fazer e pediu que o Senhor o livrasse daquele "cálice".  Para redimir a HUMANIDADE, atingida pela ofensa original cometida pelos primeiros pais, Adão e Eva,  DEUS, nos confabulares misteriosos da TRINDADE, acordara que o FILHO, segunda Pessoa da Trindade,  assumiria a natureza humana, se encarnaria no seio de Maria Santíssima, tornando-se assim capacitado, como Deus e como Homem, a oferecer justa reparação pela desobediência praticada contra Deus, seu criador. A oração de Jesus a Deus para "afastar DELE o cálice" partiu, não da vontade de Jesus como Deus que é, mas da vontade do homem assumido por Deus na encarnação, o que justifica o pedido de Jesus a Deus: "Afasta de mim  este cálice"! A passagem do "contraste" entre as duas vontades ( a de Deus Filho e a da natureza humana assumida pelo Filho de Deus) à única e mesma pessoa do Verbo Divino, numa verdadeira comunhão ou "sinergia" dá-se em razão da obediencia do Filho em redimir a humanidade pecadora, através da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Donde a angústia e sofrimento e suor de sangue experimentados por Jesus no Getsêmani como oposição da vontade humana de  Jesus, sofrimentos esses logo sublimados pela sua vontade divina.   Jesus oferecera-SE  para fazer a vontade do PAI. A oração de Jesus em agonia era inspirada pela OBEDIÊNCIA total à vontade do PAI (Mat.26,39-42), por isso foi ouvido e atendido: "Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres". Jesus SE oferecendo como vítima para fazer a VONTADE do PAI aprendeu a obedecer aceitando o sofrimento COMO  SER  HUMANO, tornando-se, assim, o SUMO  SACERDOTE, pois SE consagrou SACERDOTE (Heb. 7,11. 19.28) segundo a Lei de Melquisedek, passando do Sacerdócio Levítico ao de Melquisedek (Heb.7,11 a 15)  (Continua - 3).

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