sexta-feira, 12 de abril de 2013

101 ANOS DO PADRE JOSÉ PAULO SALES

Amanhã o PADRE  JOSE  PAULO  SALLES  JUNIOR  comemora no céu 101 anos de existência. Pelos excelentes empreendimentos  que realizou, sobretudo como Visitador da Província Brasileira da Congregação da Missão, cargo que ocupou por dois mandatos: o primeiro, de 1952 a 1964; o segundo, de 1967 a 1971.  Ordenado sacerdote em dezembro de 1935 em Petrópolis, teve como primeira colocação o Seminário de São Luiz do Maranhão. Aí se dedicava aos seus afazeres como professor, quando estourou a Segunda Guerra Mundial. Em seu eu livro "MEMÓRIAS" escreve o seguinte: "Se eu não fui à guerra, ela de crto modo veio a mim, quando os Americanos obtiveram a permisssão de  construir e de se servirem  de bases militares no Brsil, como descrevi  a respeito das bases em São Liz do Maranhão em 1945".  Como conhecesse o inglês, o arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota nomeou-o capelão dos americanos que operavam  duas bases aéreas na cidade. De sua atuação conta que levou saudades, deixando bons amigos.  Substituiu-o o padre Eliseu Sampaio que também falava bem o inglês. Tinha  os oficiais da Marinha e do Exército além de bons católicos, modelos  de respeito e atenção aos  sacerdotes. Como Visitador, chama-me a atenção a maneira caridosa com que agiu com seu grande colaborador durante o primeiro período, o Padre Joaquim Horta. Por alguns desentendimentos, o primeiro diretor do Colégio São Vicente de Paulo,  pelos dois sacerdotes exitosamente construído, se afastou da Congregação para tristeza geral da Província. Graças, porém, á maneira cordial e à profunda amizade que unia os dois sacerdotes, o adre Sales convidou-o  para uma conversa amiga, ao ser nomeado novamente Visitador da Província em 1967. "Afinal, escreve o Padre Sales, mais cordato e humilde, ele voltou ao redil, como o filho pródigo, em 1969, terminando seus dias de exímio realizador de obras merecedoras de eterna gratidão. Os dois foram sempre muito queridos de todos os coirmãos.  Pessoalmente, sou extremamente grato ao Padre Sales por ter-me facilitado bastante e com muita compreensão (fui um dos primeiros a deixar a Congregação na Província), durante as tratativas de meu afastamento, como minuciosamente narrei em meu "ANTES  QUE AMANHEÇA". Parabéns, Padre Sales!

Nenhum comentário:

Postar um comentário