segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Recordar hoje minha mãe, aniversariante do dia!

Como me faz bem recordar hoje minha mãe! Recordar minha mãe hoje, no seu centésimo oitavo dia de nascimento, é contemplá-la  ajoelhada, desatando  a fita que me prendia as mãos recendendo a santos óleos e lhe dando minha primeira bênção de padre recém ordenado! Recordar hoje minha mãe é escutar-lhe longe a voz imperativa me gritando: "Lulu! Lulu!"e eu a ouvi-la assustado, sentado no salão de estudo no Caraça, menino de 12 anos de idade! Recordar hoje minha mãe é estar ainda a ouvir silencioso o tlac-tlac do tear, manejando rápidos pés e mãos reumáticos, fazendo brotar ativamente colchas as mais lindas que já vi! Recordar minha mãe hoje é observá-la na cozinha colhendo do forno tabuleiros cheirosos de bolos e biscoitos, e das panelas e tachos compoteiras de doces saborosos! Recordar hoje minha mãe é vê-la a caminho de nosso sítio, o Sapé, trouxa de roupa usada na cabeça prateada, chinelos de pano grosso nos pés, acolitada quase por 2 ou 3 ou mais rebentos que ensinava cedo a trabalhar! Recordar minha mãe hoje é apreciá-la comentando com comadres ou compadres as fofocas quentes da cidade! Recordar minha mãe hoje é descobri-la sentada à tardinha, findas as labutas, inteirando-se da política do país e do estado nos jornais até do Rio que assinava! Recordar minha mãe  hoje é sentir-lhe por vezes e foram tantas as mãos pesadas no afã de  afastar-nos da preguiça e malandragem! Recordar hoje minha mãe é viver com ela o prazer santo em receber em casa a Senhora Visitadora e botar-nos a rezar com os adultos, aflitos pelo momento dos comes e bebes! Recordar hoje minha màe é experimentar nos braços seus beliscões, quando em vez de "Te rogamus audi nos", cândida e molecadamente respondíamos: 'Torrão cai no olho de nós!"Recordar hoje minha màe é presenciar sua coragem diante de quem ousasse passá-la para trás. Que o diga o Pedro Militão, fiscal da prefeitura que ordenou um dia a seus mandados lhe cortasse uma  bougainvillea enfeitando externamente nosso sobrado: "Se você é homem, corte, seu sem vergonha!"E lhe mostrava da janela a mào de pilão que o esperava. Recordar hoje a mãe, assim é que a chamávamos, é só ter convivido com sua máscula proteção até aos 12 anos de idade, quando ela conseguiu para mim a internação gratuita no colégio do Caraça! Recordar hoje minha màe é ter recebido  dela o recado de que eu não a considerasse mais minha mãe, quando soube que eu deixara o sacerdócio! Recordar minha mãe é ter sido eu recebido por ela  um ano depois, no dia da morte de meu irmão Getúlio, apertando-me as mãos e dizendo sorrindo:"Que bom, Lulu, você ter vindo!" Recordar minha mãe é, saindo do Rio com a família para celebrar seus 80 anos no dia 19 de outubro de 1981, encontrá- la hospitalizada em Belo Horizonte, donde o bom Pai a transportou para o Céu, onde recebe o prêmio pelos 17 filhos que trouxe ao mundo! Parabéns, mãe!

2 comentários:

  1. Lendo suas longas recordações da Mãe, fiquei pensando foi na severidade com que ela nos conduzia, com mão de ferro, pelos caminhos difíceis da educação para a vida. Eu ficava revoltado, mas, passado o tempo, reconheço que ela tinha suas grandes razões e não poderia ter agido de maneira diferente. Ao escrever meu último livro, tive a tentação de jogar tudo no lixo, temendo ofender sua reputação após a morte. Minha franqueza como escritor, todavia, rendeu frutos ao contrário. Muitas pessoas só fizeram admirar nossa mãe e dar-lhe o título de heroina. Na verdade é o que ela foi. Heroina das maiores. Fazia tudo aquilo que você descreveu, lia jornais - inclusive o "Minas Gerais" - com os óculos dependurados no nariz e com um aspecto de intelectual concentrada.
    Hoje quero prestar-lhe minha grande homenagem e pedir-lhe desculpas pelas minhas desobediências e respostas desreipeitosas. Creio que ela, com sua fina ironia, deve estar é rindo de mim e pedindo a Jesus que me proteja neste mundão de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Quantas recordações,quanta saudade...
    Estou amando ler o seu blog pois além de textos agradáveis, você escreve com a razão e o coração.
    Beijos.
    Com amor,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir