quinta-feira, 15 de outubro de 2009

11 de outubro - Dia da Senhora Mãe dos Homens.

Em muito breve,  nova obra lítero-sentimental vai pôr em relevo a grandeza passada e presente do nunca por demais decantado Caraça. Dos vários e saudosos brindes ali erguidos, um particularmente sobressai em que a personagem, visitando pela primeira vez o milagroso santuário, assim  nos relata: "Na noite do meu primeiro dia no Caraça, trouxe para a cama os vários livros que comprei na lojinha do Santuário. Abri um ao acaso e li: No tempo do Irmão Lourenço celebrava-se a festa da padroeira aos 29 de agosto. Era exatamente  o dia 29 de agosto, dia da minha chegada ao Caraça! " Como fui eu deixar passar despercebido o dia 11 de outubro próximo passado, esquecendo-me da homenagem à Senhora Mãe de Deus por nós chamada Mãe dos Homens, denominação a "mais bela de todas as que lhe foram dadas?! Logo eu que sob seu manto divino-maternal ali vivi por dez anos longamente abençoados. Sou muito agradecido ao Caraça que no meu canhenho faz uma coisa só com Nossa Senhora Mãe dos Homens, a tal ponto que  a só ideia, expressa pelo bispo Dom  Vicente Zico a Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, bispo de Tocantns, perguntando-lhe se eu  falava mal do Caraça no opúsculo Antes que Anoiteça,  confesso que teria ficado triste, se Dom Vicente já não me tivesse escrito e envaidecido com as palavras que me dirigira. " Ele, escreveu-me o bispo de Tocantins, interrogou-me com certa tristeza nos olhos; acho que desta tristeza de Minas que não sai e todos carregamos: "fala mal ou bem do Caraça? "Disse-lhe que até onde havia lido, embora Padre Lauro Palú diga dos seus demônios, senti como uma declaração de amor, às vezes um pouco doída, mas amor. Não sei se acerto. Mas, antes que anoiteça, escreva mais..." Ó minha Nossa Senhora Mãe dos Homens, continue a sua bênção sobre mim, sobre meus filhos, meus netos, amigos e fale com a Léa Maria que em cada recanto de nosso lar sua transfigurada presença nos conforta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário