sexta-feira, 15 de março de 2013

IMPORTANTE CARTA DE ALCEU AMOROSO LIMA

Durante o pontificado de JOÃO XXIII ALCEU AMOROSO LIMA contentou-se em assistir à agonia lenta do movimento da ACÃO CATÓLICA no Brasil. Verdade é que em carta de 10/05/1963 Tristão escreve que "uma mensagem dos bispos, que podia ter sido, como foi intenção de dom Hélder e dom Padim (nomeado pelo papa em 1962 bispo-auxiliar do Rio, exercendo a função de assistente nacional da Acão Católica Brasileira) uma retomada de contato entre os bispos e o povo, veio a ser um novo motivo de escândalo para os que ainda lêem tais documentos e esperam alguma coisa da ação oficial da Igreja no Brasil, e um novo motivo de absoluta indiferença para a enorme maioria dos católicos... Assim como mataram a AC e, com isso, a ação dos LEIGOS que dom LEME quis lançar, agora matam a ação dos BISPOS que promovem ultimamente a ação dos leigos, como se fizera no tempo de dom Leme. Agora, nem uma coisa nem outra. Tudo voltará à mais estrita rotina. Dirá você (Tristão está escrevendo à filha freira): "Papai, você está amargo, você não costuma ser assim!". Você não vê logo que digo tudo isso para me LIBERTAR das minhas sucessivas decepções? Decepções!..." Prosseguindo eu na minha peregrinação através da "CARTAS DO PAI", CHAMA-ME A ATENÇÃO A CARTA DE 10/04/1963 EM QUE ALCEU escreve que o papa JOÃO XXIII assinou a nova ENCÍCLICA "PACEM IN TERRIS" QUE SE anuncia tão importante quanto a "MATER ET MAGISTRA". Estou ansioso por lê-la.E na carta seguinte, 11/04/1963, escrevia: "parece que em toda a encíclica não aparece uma só vez a palavra COMUNISMO. É um FATO DA MAIS ALTA SIGNIFICAÇÃO!. FALOU muitas vezes na FOME e nem uma vez em COMUNISMO o que mostra claramente SUA POSIÇÃO.É a FOME EM SENTIDO GENÉRICO QUE PROVOCA O COMUNISMO, e não este que gera aquela. Logo é mais premente para a paz do mundo curar as causas do comunismo do que clamar contra este, como fazem os LACERDAS de todos os matizes e os CARDEAIS REACIONÁRIOS". Aqui, feliz, me detenho. Tristão recuperou o trilho perdido! E ele voltou com toda a corda e agora MAIOR QUE nunca. Nesta época encontrava-me residindo no Rio. Sabendo que ALCEU comentava a PACEM IN TERRIS no Centro Dom Vital, pulei-me pra lá. Vi-o pela primeira vez e me realizei. Ao final, ao cumprimentá-lo, perguntou-me se era jornalista do Jornal do Brasil. Como prometi, sendo já eleito o nosso papa ARGENTINO - CÁ PRA NÓS: QUANTA ESPERANÇA DESPERTOU EM NÓS !!! - QUE FRANCISCO NOS ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário