segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ANACOLUTO ==== PONTE ESTAIADA

ANACOLUTO: a) etimologicamente (do grego = sem sequência), consiste numa frase quebrada, ou num termo solto na frase, quebrando a estruturação lógica do período, quebrando ou interrompendo o fio da frase, prosseguindo-a de outra forma.
b) as mais das vezes o ANACOLUTO é uma incorreção gramatical, quando, por exemplo, há um TERMO solto na frase, quebrando a estruturação lógica, interrompendo o fio da frase. Exemplo: "num dos jornais de hoje lê-se o seguinte: "Quando a Dilma tomou posse como Presidente da República, eu disse para ela que tinha uma obra que eu gostaria de participar da inauguração". Iniciando a terceira oração, aparece um QUE (que eu gostaria...); eis um termo solto, quebrando a estruturação lógica do período. Neste caso, existe um ANACOLUTO ou UMA INCORREÇÃO GRAMATICAL.
c) O " ANACOLUTO", porém, pode considerar-se uma FIGURA DE SINTAXE. NESTE CASO, consistiria na interrupção de uma frase iniciada geralmente após uma pausa, e retomada através de mudança de construção. Exemplo: "QUEM feio ama bonito lhe parece". Eis um período iniciado por uma palavra "QUEM" no qual esta palavra não se integra SINTATICAMENTE, no período, embora esteja integrada pelo sentido: "O feio parece bonito a QUEM ama". Outro exemplo: "EU, porque sou mole, você fica abusando". Eis um períodp iniciado por EU, no caso seguido de pausa, tendo como continuação uma oração (porque sou mole), no qual a palavra EU não se integra SINTATICAMENTE no período, embora nele integrada pelo SENTIDO: "Você fica abusando DE MIM porque sou mole" (Rubem Braga)

ESTAI: cada um dos cabos que sustentam a mastreação para vante; VANTE: parte da frente do navio (Houaiss).
PONTE ESTAIADA:ou atirantada: ponte suspensa por cabos, constituída por um ou mais mastros de onde partem cabos de sustentação.

PONTE sobre o Rio Negro ligando MANAUS a IRANDUBA, inaugurada hoje, dia 24/09/11, Aniversário, 342 anos, da Cidade de Manaus, sendo a segunda maior do mundo, em águas fluviais; a primeira está sobre o rio Orinoco, na Venezuela. No momento é a maior Ponte Estaiada construída no Brasil. A parte estaiada mede 400 metros. Sua extensão total: 3.595 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário