quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AOS MEUS CONTERRÂNEOS MINEIROS!

Não me furto à tentação de transcrever aqui o que ANDRÉ MIFANO, em "FOGO ALT0", " dedicou aos "gerais" na FOLHA de SÃO PAULO DE 15/09/11: "Já tomou um cafezinho em MINAS GERAIS? Se SIM, tenho certeza de que um pequeno sorriso já apareceu no canto de sua boca. As lembranças dos 600 kl. rodados em Minas povoam minha cabeça e fazem meu estômago rosnar como um cão raivoso. Não sou um cara fácil. Me comunico melhor com a comida do que com as pessoas. Tenho vergonha de ir à casa dos outros e em situações sociais me sinto acuado. Mas como não se sentir à vontade na casa de um MINEIRO? Um sorriso ao receber-te e logo a tão temida pergunta: quer um cafezinho? O café estará lá mesmo, pode apostar. Mas não estará só. Aí vem a broa, o queijo, as geleias, os biscoitinhos, um bolo, e seu anfitrião só vai sentar para uma boa prosa, depois que não couber nada mais na mesa Acho que os MINEIROS estão para o Brasil assim como os italianos para a Europa. Fartura à mesa, qualidade nas matérias primas, simplicidade e perfeição nos preparos, simpatia e calor humano. Chegando ao restaurante "Ora Pro Nobis" o João me recebeu com uma leitoa, uma cachaça e um enorme sorriso. Da simplicidade desse POVO nasce a excentricidade de sua comida, seja na roça, seja numa cozinha profissional. Sua generosidade é tão grande que até as mesas têm gavetas (ainda bem que MIFANO ignora os "GAVETEIROS", mineiros sovinas que, chegando alguém quando estão à mesa, escondem os pratos dentro das gavetas!) . A água de lá tem alguma química que faz as mulheres ficarem lindas e os animais de criação, enormes! Como as MARAVILHAS de MINAS este texto nunca teria fim". Embora um MINEIRO DA DIÁSPORA, como tenho saudades das ALTEROSAS! se um dia, generoso MIFANO, bater à porta de meu lar, antes que ela se abra, dará de cara com a seguinte saudação mineiríssima: "PORTA PATET, MAGIS COR!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário