segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MÉRTON,   UM   ANO   ANTES   DA   MORTE

Faleceu em 10/12/68 em Bangkok. Um ano antes,  em 23/12/67, deixou escrito o seguinte: "A ANTE-VÉSPERA DO NATAL vai ser  uma noite fria.  Um dia atrás, pensei nela (enfermeira que cuidou dele quando operado da coluna), de repente: foi quando este cartão foi posto no correio! Sinto-me menos real, sem ao menos a impressão  de estarmos em comunhão. A monotonia, os silêncios, esta vida artificial, embora eu saiba que o casamento me seria terrível!  Mas...está tudo acabado. Daqui a um mês farei 53 anos e ninguém em sã consciência se casaria pela primeira vez em tal idade! Esta tarde pensava: tinha de fato perdido o melhor de minha vida? Idéia horrorosa! Boa a noite de natal. Simples, comovente o sermão de Dom James. Tive várias horas de sono leve, curioso, cheio de sonhos, de nenhum me lembro. Após o almoço com três colegas neste meu abrigo bebemos todo o vinho  de missa. Assunto: Flavian deve ser o abade? que fazer  desta minha morada? (Em 1965 começara  vida de ermitão dentro dos bosques que rodeiam a Abadia). De regresso, à tarde, da casa dos Gannon, o cachorro deles me acompanhou sem vontade de me deixar. Muito frio, abri a porta e ele  entrou. Morto de fome, correu em triunfo pela casa e pulou na minha cama, balançando o rabo com o qual me dizia: "Te adoro, me dá comida!" Lá pelas oito, levei-o de volta, todo mundo atrás dele! Pouco mais de 11 meses depois,  dia 10/12/68, MÉRTON  eletrocutado se despedia de nós em Bangkok, não sem antes ter-nos lembrado o seguinte: dia 08/12:   FESTA  da  IMACULADA  CONCEIÇÃO. Saindo do hotel, VOU CELEBRAR  MISSA  NA  IGREJA  DE  SÃO LUÍS, almoçar  na Delegação Apostólica e, depois, seguirei para o lugar da Cruz Vermelha". E TRISTÃO deveria escrever  no Jornal do Brasil de  10/12/14:  "46 ANOS  SEM  MÉRTON", prometendo estar presente nas páginas do JB, no  centenário de seu  nascimento (15/01/2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário