terça-feira, 9 de dezembro de 2014

AVIAGEM  DE  MÉRTON  A  BANGKOK  3

Em 08/11/68:  "Consultei Dalai Lama sobre a questão marxismo, objeto de minha palestra em Bangkok. Disse-me ser impraticável monges e comunistas se entenderem, mas  que isso talvez não fosse totalmente impossível, se o marxismo  significasse  apenas  o estabelecimento de uma justa estrutura social e econômica. Talvez houvesse alguma verdade na crítica de Marx à religião, tendo em vista o fato de líderes religiosos já se haverem unido ao poder secular. Mesmo assim, por outro lado, o ateismo militante se empenhou de fato por suprimir todas as formas de religião, boas ou más. Tenho grande afeição e respeito por ele como pessoa, crendo além disso que entre nós há  um verdadeiro vínculo espiritual. Ele observou que eu sou um "gesbe católico", o que, segundo  Harold,  era o mais alto elogio possível partido de um "Gelugpa", como um doutorado honorário!" Diário em 17/11/68: "Sinto que a falta de tranquilidade interior e exterior  em Getsêmani é indício  de que eu deveria mudar-me. Mudar-me temporária ou definitivamente? Separando-me, creio dever manter lá uma residência oficial. Como me faz falta, creio  dever terminar meus dias lá mesmo. O problema de eu simplesmente  querer "sair de Getsêmani" nem sequer se coloca. É o meu mosteiro e o fato de eu estar longe ajudou-me a vê-lo em perspectiva e amá-lo mais! Tanto quanto posso ver, tudo é verdadeiro, embora muita coisa aqui, sem dúvida alguma,  tenha sido corrompida pelo Ocidente."Próximo blog 4: 24/11/68. AGUARDE!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário