segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MÉRTON   EM  BUSCA  DE  BANGKOK    NA   TAILÂNDIA   1

Em 29/07/1968  THOMAS MÉRTON escreve : "Dentro de 8 semanas devo partir daqui. Pode ser quem sabe que eu não volte. Não que espere que alguma coisa dê errado - embora seja possível.  Seja como for, não espero estar aqui de volta antes de alguns meses. Desse ou daquele jeito realmente não me importo se eu não voltar. Porém se eu conseguir  achar um lugar para "desaparecer", ótimo. Se eu tiver de levar uma vida relativamente nômade, sem moradia fixa,  tudo bem também. O que realmente me intriga é a idéia de partir para algo desconhecido, não pedindo  nem esperando nada  de muito especial, mas desejando tão só fazer o que Deus exige de mim, seja lá o que for".  Em carta de 01/09/68 escreve: "O que se grava em mim é que em breve eu deixarei  mesmo este lugar, para por muito tempo viver só com uma mala.  Largando meus livros, o casebre, a segurança, o tempo para escrever, o tempo para estar só e indo não sei aonde, tendo apenas pela frente alguns planos todos passíveis de modificação. O que não me será nada fácil. Isso me deixa confuso e só faz sentido de um jeito: rezando. Sobrevoando Novo México,  um dos lugares onde eu poderia acabar me fixando. Agora já nem sei se voltarei mesmo. Se quiser posso viver lá como eremita". No diário de 09/08/68: "É duro acreditar que esta é a minha última noite em Gethsemani por algum tempo - pelo menos por vários meses. Vou de mente bem aberta, sem ilusões especiais, espero talvez encontrar alguma coisa ou alguém que  me ajude a avançar em minha própria busca espiritual. Mas continuo a ser  um monge de Gethsemani. Se terminarei ou não aqui meus dias, não sei. Talvez isto não seja tão importante. A grande coisa  é corresponder perfeitamente à Vontade de Deus nessa ocasião providencial, seja o que for que ela traga". Em 20/08/68: "Hoje entre outras coisas  queimei as cartas de M. Incrível estupidez em 1966! Nem mesmo dei uma olhada em nenhuma delas. As altas chamas dos galhos dos pinheiros, quentes ao sol!" ATENÇÃO! ESTOU RESUMINDO O DIÁRIO DE MÉRTON até ao dia da morte dele, 10/12/68. Na próxima postagem, diário do dia 15/10/68. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário