segunda-feira, 29 de setembro de 2014

73   ANOS  de  EXÍLIO da  CASA   PATERNA

Segunda-feira, 29/09/2014, século XXI, acordo e levanto-me às 05,00,  manhã fechada, de CRISTO no Corcovado encoberto, televisão, canal 40, me localizando no tempo: cinco pancadas no velho relógio de parede, parte bahiana de herança  do sogro. Uma composição da Central do Brasil Mineira, meia hora atrás já me locomovia, exatas 04,30,  de Belo Horizonte, destino Santa Bárbara do Mato Dentro. Pontualmente o trem me acolhera às 04,30 e me  ajeitara num banco de segunda classe, ao melancólico enleio sonoroso cheirando a carvão de pedra, na Praça da Estação da capital alterosa até bem  pouco CURRAL  DEL  REI,  hoje transvestida em Belo Horizonte, bem fria, um garoto de quase 13 anos, 28 quilos, calça curta só de camisa, coroado  de um boné que levará o idoso Padre Antonio da Cruz, diretor da Escola Apostólica Nossa Senhora Mãe dos Homens do Caraça, na boca da noite, às 18 horas bem avançadas, a acolhê-lo, carimbando-o carinhosamente: "Ô seu inglês disfarçado!". Eu era de verdade mais um pinto ensopado, chovera bastante desde a terra do ex-presidente Afonso Pena num caminhão demoroso, portando na carroceria cerca de dez adolescentes. Eu, Jair Barros, um deles, por dentro soluçando "solidão sonora", de que sentimentos povoada, santo Deus, de saudades, perdido num mundo estranho, mas pelo pai recomendado ao pai de um já naturalmente  colega de Belo Vale, totalmente perdiddo também numa diáspora exótica. Como me livrar dessa manhã que me deu um lar,  tão distante sentimentalmente daquele de que, por 12 anos apenas vivido, me vi descolado,  sem condições então de sopesar a novíssima realidade: à sombra da SENHORA  MÃE  DOS  HOMENS  DO  CARAÇA (1941, setembro-dezembro de 1946), acompanhando  o desenrolar distante da SEGUNDA GUERRA  MUNDIAL (1939-1945) DE QUE SAÍ INCÓLUME. Tudo o que aqui  narrado, transposto para os dias de hoje,  quem sabe alguém apelidaria de um "delicioso pungir de acerbo espinho", caracterizado como  uma tortura providencialmente planejada que nunca saberei agradecer!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário