segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PADRE   LEONEL   FRANCA  (1898-1948)

PADRE  FRANCA  nasceu em São Gabriel, RGS, no dia o6/01/1898. Viveu a infância em Salvador, Bahia. Com 13 anos passou a frequentar o Colégio Anchieta, em Friburgo, e depois o Colégio Santo Inácio, dirigidos pelos padres jesuítas. Autor de vários livros: Noções da História  da Filosofia, Psicologia da Fé, O Problema de Deus,  A Igreja, a Reforma e a Civilização, A Crise do Mundo Moderno (onde vê a aurora de uma idade nova), etc. Foi um dos fundadores, e seu primeiro reitor,  da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi membro do Centro Dom Vital, fundado por Jackson de Figueiredo. Foi através deste convertido ao catolicismo que Tristão de Athayde conheceu o Padre Leonel Franca em 1927. Foi o encontro milagroso que levou Tristão a dizer ao Jackson: "Eu capitulo! Vou comungar! Tinham-se passado 21 anos de minha primeira comunhão. E é aí que entra o papel de minha mulher. Sem me dizer nada, pela sua presença, pelo seu exemplo, pelo seu amor. Um amor que me levou à fé depois de anos de debates racionais". No dia 15/08/1928 Tristão de Athayde fez a sua segunda comunhão: 15/08/1928, data da conversão de Tristão de Athayde ao catolicismo. 14/o8/1983, data do falecimento de ALCEU  AMOROSO  LIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário