domingo, 26 de janeiro de 2014

26/01/14:  INESQUECÍVEL   A   MANHÃ  DESTE  DIA  NO  VATICANO 

Felizardo quem aos domingos contata o canal da RAI (140), na parte da manhã, e acompanha a presença de FRANCISCO na Praça de São Pedro em Roma! Embora atrasado, ainda me valeu o que vi e ouvi hoje. O papa, parece-me,  comentava  um pensamento de Santo Agostinho que, desde meus 13 anos, me acompanha: "Timeo Jesum transeuntem et non revertentem!"A multidão recebia no coração atento o pábulo da lição. Jesus, dizia o papa,  está passando junto de vocês nesta praça, neste momento. Está convidando vocês a o seguirem. Não o acompanhei em toda a explanação, mas a frase completa em latim, por vários anos ouvida no seminário, me saltou na hora: "Et non revertentem". A realidade nela contida vale por um retiro espiritual.O cristão vive continuamente bombardeado por sugestões divinas, conhecidas por "graças", trazendo-nos mensagens encorajadoras nos momentos precisos em que delas necessitamos para nos mantermos sob o olhar misericordioso do pai ou para dele não nos apartarmos seduzidos pelos letreiros enganadores a nos desviarem do rebanho de Cristo. Mas...uma observação minha: FRANCISCO insistia no conteúdo do termo "transeuntem", que passa, deixando na penumbra os  termos "Timeo"(receio) e  "non revertentem" (e que não volta). E sem tocar nas ideias neles  contidas pelo  autor: "Timeo"(receio) "et non revertentem"(e que não volta). É que Jesus nunca se arrepende por não ter sido visto e seguido por nós quando muitas vezes passou e o não o vimos, seja lá por quais razões! O importante  no momento é reconhecermos que ele está passando, que forçoso é que o reconheçamos e o sigamos, acolhendo o seu olhar paterno e amigo, e compassivo: "Timeo Jesum transeuntem"! Fiquetemos atentos em Jesus que está passando ao nosso lado, dentro de nós, injetando em nossos órgãos espirituais enfraquecidos ou tíbios ou seduzidos por forças estranhas, a vitamina indicada no momento pelo divino médico e redentor nosso, Jesus Cristo. Depois da reza do "Angelus", o papa se vira, some, mas logo regressa acolitado por uma adolescente e um adolescente.  Nunca eu presenciara tal visão! FRANCISCO é realmente imprevisível! Comovente o espetáculo. Surrealista o que a moldura nos umedecia de santa emoção aquela transfiguração a nos transportar ao Tabor onde Cristo luminosamente se apresentou um dia à humanidade. Mas confesso que o conteúdo do prazer santo que me envolveu neta manhã romana só se completará, quando me chegar às mãos pela imprensa o que o papa e a adolescente então pronunciaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário