sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DESABAFO  DE  2  ALMAS  AUTENTICAMENTE   CATÓLICAS  E  AMIGAS

Convicto do real proveito  haurido da leitura de cartas trocadas entre convertidos à FÉ, transcrevo    o que escreveu (01/09/1928) ALCEU  AMOROSO  LIMA,   recém convertido, ao amigo JACKSON  DE  FIGUEIREDO que lhe respondeu no mesmo dia:  = = = Jackson, simplesmente admirável seu artigo de hoje. Página de valor profundo, sereno, catolico no mais alto sentido. Li-o  com um arrepio de horror no fundo dalma, como se você tivesse levantado um pouco o veu de um antro onde se escondesse alguma divindade grotesca prestes a tragar os pobres incautos que dançam de alegria em torno de suas próprias ideologias! Página que contém sombras terríveis, verdadeiras trevas, como você bem o disse. E um frêmito qualquer de profecias antigas.  E dizer que todo mundo é surdo  a tudo isso! Ah! se não fosse a sua  FÉ em Jesus Cristo, eu cada vez acredito mais que só haveria uma solução para a sua vida - o suicídio! Confesso que sua página encheu de angústias meu coração. RESPOSTA de  JACKSON: ALCEU (O1/09/28). É claro como o sol: se eu não tivesse a FÉ que tenho em Jesus Cristo , e fosse tal qual sou, só teria um caminho para me livrar de mim mesmo'. Essa carta, parece-me, explica a razão desse diálogo:  o artigo "Dolorosas Interrogações" a que se refere ALCEU em carta a Jackson,  de 30/08/28 ("Correspondência Harmonia dos Contrastes", II), da autoria de Pontes de Miranda (1892-1979). Donde nessa carta a confissão de ALCEU: "Como  anseio pelo isolamento, pelo esquecimento do mundo, pelo repúdio a todo esse meio de intrigas e calúnias que é o nosso meio intelectual". EM  TEMPO: para quem busca a FÉ um bom caminho é a leitura da correspondência trocada entre os dois cultos católicos brasileiros JACKSON e ALCEU em "Harmonia dos Contrastes" tomos I e II, da Academia Brasileira de Letras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário