sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VÔLEI BRASILEIRO 3X2 SOBRE A CHINA

25/11/2011, sexta-feira, dia despertando, um sol benvindo chapeando de claridade promissora as laterais de ridentes espigões defronte do janelão do meu apartamento em Botafogo, Rio. Na TV o placar no campeonato mundial de vôlei masculino, seis da matina: BRASIL 2x1 CHINA. O TERCEIRO SET, PORÉM, já na metade, me sussurra: "Cuidado, meu velho! Teu coração já virou os oitenta, não?" Ouvidos moucos. A CHINA empata: 2x2. Mais que de repente, meu espírito cria asas: voa e assiste ao despencar de um carro de um viaduto na BR-040 em Minas, vinte anos atrás, dirgido pelo jovial amigo, ex-caracense, magistrado mineiro JAIME ABREU. Que me contara ter sido seu pai morto pelo técnico de futebol, ZAGALO, quando via na TV em BH um dos jogos da SELEÇÃO CANARINHA no momento do gol decisivo para a conquista então de mais um campeonato mundial brasileiro. O idoso coração do Seu Henrique, pai do magistrado, esquecera-se de continuar a palpitar, fascinado pelo entusiasmo tupiniquim, ao grito do gol da seleção nacional. E o BRASIL empata agora, 2x2, no vôlei com a CHINA. No balouçar hesitane da vontade de continuar ou não a ver o final do jogo, o quinto set, percebi incipiente calor estranho neste meu andarilho coração. Lembrado do JAIME ABREU, da emoção fatal do pai, e de Zagalo, desliguei a engenhoca. Passados os minutos necessários para o fim do jogo no quinto set, que euforia no resultado final: BRASIL 3x2 sobre a CHINA! Confesso, porém que esta sensação só me chegou aos nerônios, depois de ver no telão chineses e brasileiros cumprimentando-se formalmente num ritual sempre constrangedor, gesto de solidariedade, entre vencidos e vencedores . QUE CONTRASTE! Nos rostos dos CHINESES a frescura dos sorrisos TÃO TÍPICOS DA RACA, o que me levara à conviçção de nossa derrota, e nos NACIONAIS a tensão de rostos cansados, como do regresso de uma luta perdida, no prelúdio, só vários minutos depois, porém, constatado, de uma suada VITÓRIA: BRASIL 3X2 CHINA! Como senti nossa seleção no momento, embora nascida ao bafejo luxuriante do brilho do ouro e dos aromas ricamente nutrientes das nossas decantadas florestas, psicologicamente defenestrada do caráter de nossa raça, num eclipse de rostos sorridentes esbanjando a paz das coroas douradas nas frontes, diante da derrota face aos CHINESES ! O controle remoto decepcionado passou-me a correr então atrás de canais na busca da melancólica derrota do BRASIL. Que logo logo se metamorfoseou NUM 3x2 pró BRASIL! E me voltei, então, ao JAIME e às figuras amigas de seus queridos pais, Henrique e Dona Cantalina, mineiros de BH, casal exemplar, dotado por Deus de prendas humanas e cristãs como aí estão a testemunharem seus filhos numerosos e netos e bisnetos, além de terem sido benfeitores, de placa, do Colégio do CARACA na época de suas dificuldades financeiras no após Guerra Mundial (1939-1945).

Nenhum comentário:

Postar um comentário