sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VIRTUDES: CONCEITO e ESPÉCIES

Num de nossos blogs precedentes, comparamos nossa vida na terra com uma partida de futebol. Dissemos que o PRIMEIRO TEMPO DA PARTIDA, além de nào ter prorrogação, termina com a nossa MORTE. Encerramos o blog, afirmando que esse primeiro tempo é presidido por três rainhas angelicais, a saber: a FË, a ESPERANÇA e a CARIDADE. Vamos recordar.
Que se entende por VIRTUDE? É uma disposição, uma atitude firme, uma perfeição~habitual da inteligência e da vontade para se praticar o bem.
Que é uma VIRTUDE NATURAL? É UM HÁBITO BOM, ADQUIRIDO POR ATOS FREQUENTEMENTE REPETIDOS, QUE FACILITAM A PRÁTICA DE UM BEM HONESTO. UMA PESSOA SEM RELIGIÃO ALGUMA PODE praticar uma virtude natural
Que é uma VIRTUDE INFUSA? VIRTUDE INFUSA não se confunda com ESTADO DE GRAÇA (ESTADO DA PESSOA QUE VIVE SEM PECADO QUE EXCLUI DO REINO DE DEUS, como escreveu SÃO Paulo, hoje o chamamos de PECADO MORTAL). As VIRTUDES INFUSAS, também chamadas SOBRENATURAIS, embora não sejam o estado de graça, derivam, contudo, dele, supoem-no; são VIRTUDES que crescem dependentemente de nosso esforço, de modo meritório. São princípios de ação que Deua insere, deposita em nós, para desempenharem em nossa alma o papel de FACULDADES SOBRENATURAIS e assim nos tornarem capazes de praticar atos MERITÓRIOS. São inseridas em nossa alma quando somos batizados. São de duas espécies as VIRTUDES INFUSAS:
A PRIMEIRA ESPÉCIE DAS VIRTUDES INFUSAS compreende as VIRTUDES TEOLOGAIS, a saber: a FË, a ESPERANÇA e a CARIDADE (I.Thess. V.8). Todas as virtudes naturais, humanas, se fundam nessas virtudes teologais que adaptam as faculdades do homem para participarem da natureza divina; elas animam, caracterizam o agir moral do cristão (ser humano batizado) , informando e vivificando todas as virtudes MORAIS (de que falaremos a seguir). São chamadas TEOLOGAIS, por terem a DEUS como objeto imediato, se relacionarem diretamente com Ele. Essas VIRTUDES TEOLOGAIS são INSERIDAS, INFUNDIDAS, na alma pelo BATISMO, instituído por JESUS CRISTO para apagar o PECADO ORIGINAL, restituir-nos a vida da graça, fazer-nos CRISTÃOS, FILHOS DE DEUS e da IGREJA.
A SEGUNDA ESPÉCIE DAS VIRTUDES INFUSAS são as chamadas VIRTUDES MORAIS, por terem por objeto imediato um bem criado, como, por exemplo, o domínio das paixões. Este bem honesto, em si uma virtude natural, humana, se tornará uma virtude moral infusa, se quem a pratica é portador do ESTADO DE GRAÇA. As VIRTUDES MORAIS INFUSAS são muito numerosas. Mas praticamente se reduzem a quatro, denominadas VIRTUDES CARDIAIS, por serem como que os GONZOS ou DOBRADIÇAS em que giram todas as demais virtudes morais. São elas: a PRUDÊNCIA, A JUSTIÇA, a TEMPERANÇA e a FORTALEZA. Oportunamente falaremos de todas as demais, enquadrando-as , de conformifade com sua naturezam, em cada uma das quareo virtudes cardiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário