quarta-feira, 2 de novembro de 2011

METRÔ DE MOSCOU

Em 15/05/1935 o transporte metroviário moscovita inaugurou sua primeira linha, que seguia de Sokolnikov a Dvorest Sovietov (hoje Kropotkinskaia). Tinha 11 km e incluía 13 estações. Atualmente o metrô de Moscou conta com mais de 300 kl. de trilhos, 12 linhas e 182 estações. Segundo os planos de desenvolvimento da cidade, até 2020 serão construídos mais 120 quilômetros. As estações construídas até 1950 eram como ricos palácios para o povo: acabamento de mármore, gesso. O país não tinha azulejo para revestir seus mais de mil kl. de metros quadrados. A rica decoração foi um meio de glorificar o novo país soviético que se erguia como superpotência, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A era de ouro da arquitetua russa terminou em 1955 com a publicação de uma resolução do Partido Comunista condenando o suposto excesso das obras . Os prédios quadrados a partir de então refletiam o estilo - ou a falta dele! - da época depois de 1955. A arquitetura subterrânea, isto é, do metrô, segue os mesmos caminhos: foram construídas estações comuns e enfadonhas. A terceira etapa do desenvolvimento metroviário, a "renascença", começou em 2002 na estação Vorobiôvi Góri, toda em vidro, com privilegiada vista do rio Moscou. Na nova Dostoiévskaia paineis de pedra reproduzem os herois dos romances O Idiota, Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov. Sete milhões de pessoas usam o metrô de Moscou diariamente. É a cidade que tem o maior número de usuários do mundo! Dez mil trens ligam cento e oitenta e duas estações por doze linhas de metrô em Moscou. A extensão total atinge trezentos e vinte quilômetros!

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