quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PAUSA PARA REFLEXÕES

Mais uma vez, JULIEN GREEN (JOURNAL - 18/ 09/1936): "Relendo meu jornal de 1931, entristeci-me! Há coisas que eu tinha esquecido e que meu diário me recordou. Embora fosse melhor esquecê-las, talvez o registro de todos os meus atos seja contrário às intenções da natureza que afasta de nossa memória tantas recordaçõe inúteis ou prejudiciais! UM REMORSO, por exemplo, eis UM OBSTÁCULO! NASCE MUITAS VEZES DE AÇÕES QUE PRATICAMOS E QUE, RECORDADAS, NOS ENTRISTECEM, PELO REMORSO CAUSADO! É O SENTIDO que precisamos dar AO QUE ABIGAIL, mulher de NABAL, disse a DAVI: "Que isto (INTENÇÃO DE DAVI DE MATAR ALGUÉM) não te seja UM OBSTÁCULO por derramar o sangue alheio!...", isto é, "Não derrames o sangue humano, para que mais tarde o REMORSO não te constitua um OBSTÁCULO ( REMORSO) EM TEU CAMINHAR NA VIDA!"

"O homem é LIVRE, mas ele é de natureza tal que se julga prisioneiro numa espécie de gaiola estreita. Como , contudo, ele ama esta sua gaiola!!! Dá-lhe o nome de FATALIDADE, de RELIGIÃO, de DESTINO, de PÁTRIA!. Por outro lado, entretanto, quanto a detesta! E costuma dizer ou pensar: "Sou um prisioneiro que sonha ser livre!!!" Na realidade, não há nem prisão, nem prisioneiro, o que existe é a LIBERDADE DOS FILHOS DE DEUS! (20/12/1938).

"LIBERDADE: a alma, os olhos, a energia, a vida da LIBERDADE é a CONSCIÊNCIA. Nossos ATOS LIVRES não devem limitar-se a uma intenção qualquer; é preciso que tenhamos uma INTENÇÃO RETA. E é a nossa consciência que nos ensina a escolher. CONSCIÊNCIA é a luz na qual interpretamos a vontade de Deus na nossa vida. Esta LUZ é dupla: é PSICOLÓGICA ou reflexa, que nos refere as ações que praticamos. Ela as conhece e por elas se conhece a si mesma. E é MORAL, que se reduz a dizer-nos quão bem agimos. Julga o VALOR de nssos atos. Ambas, a PSICOLÓGICA e a MORAL, são faculdades da INTELIGÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário