terça-feira, 22 de novembro de 2011

AUTÊNTICA CÓLERA DO VATICANO

"LE MONDE" PUBLICA HOJE A COLUNA DE JEAN-MARIE GUÉNOIS nos seguintes termos:
"É muito raro o VATICANO SE IRRITAR A TAL PONTO, MAS A ESCANDALOSA CAMPANHA DE PUBLICIDADE DA BENETTON, mostrando o PAPA beijando na boca o ímã Almed El-Tayyeb, da Universidade al-Azhar do Cairo, Egito - de fato em conflito com Roma - foi julgada inaceitável pela SANTA SË.
O que levou a marca italiana de roupas a retirar a imagem da campanha que afirma querer promover a "não-ira" e que utiliza outras foto-montagens de chefes de governo, como Sarkozy beijando Angela Merkel.
O texto de P.Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, publicado quinta-feira, merece ser citado integralmente porque esse estilo ofensivo não é costumeiro: "Precisamos exprimir um protesto bastante firme contra um uso absolutamente inaceitável da imagem do santo padre, manipulada e instrumentalizada no quadro de uma campanha publicitária de finalidade comercial.
Trata-se de grave falta de respeito pelo PAPA e de uma ofensa à sensibilidade dos FIEIS que demonstra como, no meio publicitário, se pode violar as regras do respeito às pessoas para chamar a atenção para o viés da provocação.
A SECRETARIA DE ESTADO estuda como garantir uma proteção do respeito da imagem do Santo Padre junto às autoridades competentes".
A BENETTON retirou a imagem do PAPA sob a pressão do VATICANO, mas manteve as outras imagens. A firma conhecida por suas campanhas provocadoras se disse desolada de que a utilização da imagem tenha ferido a sensibilidade dos fieis, retirando-a de toda publicação e afirmando que a campanha visa unicamente a combater a cultura do ódio sob todas as formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário