quinta-feira, 5 de agosto de 2010

V I V E R É A D A P T A R - S E

ÁPERE , em Latim, é o infinitivo de um verbo que quer dizer  LIGAR. O SUPINO, forma nominal de todo verbo latino,  donde em português derivam várias palavras, é APTUM.  Está-se vendo que o nosso verbo  ADAPTAR  é composto de APTUM, supino de ÁPERE  (LIGAR),  e da preposição latina  AD que tem o sentido de JUNTO DE.  Em resumo: o verbo português  ADAPTAR  quer dizer AJUSTAR ou ACOMODAR uma coisa a outra (Houaiss): ad+aptum, donde o nosso verbo ADAPTAR. Cícero, em seu Diálogo sobre a Velhice, escreveu que "a velhice, longe de ser inativa e indolente, é ao contrário laboriosa, agindo sempre e retornando  com prazer às ocupações  de sua vida passada". Na esteira de seu dito e de seu exemplo, e tentando imitá-lo, tenho por vezes a veleidade de explorar certas ideias.  Quando aluno do Caraça, 14 anos de idade, fui um dos quatro ou cinco indicados pelo padre procurador (ecônomo) para podar uns pés de ficus-benjamins. A vaidade da honra não me deu, contudo, o dom da sabedoria para de pronto entender o que ouvi do orientador do serviço: "Jair, adapte bem o serrote!" Um colega mais velho e tarimbado na vida,  o João Saraiva,  veio de pronto ao socorro de minha cara de tacho e me ensinou na prática o que significava a ordem do Padre MontÀlvão. Nunca ouço ou leio esse verbo "adaptar", sem que me veja naquela embaraçosa situação. Este o preâmbulo - um terno muito folgado, por demais, para um corpo muito franzino - do que pontifiquei no título: "VIVER É ADAPTAR-SE" e que  logicamente deveria comentar agora.  O saudoso Padre Antônio da Cruz, nosso lente de Literatura no Colégio do Caraça, citando em seu livro "ARTE DA COMPOSIÇÃO E DO ESTILO", na seção Filosofia e Crítica Literária, o Padre Leonel Franca (1893-1948), transcreve o que deste sábio e santo jesuíta deixou-nos Jackson de Figueiredo (1891-1928):  "Tem cabeça filosófica tão segura como as melhores do velho mundo. Na sua "Historia da Filosofia" dá-nos um estudo da evolução da filosofia no Brasil". Como aos meus generosos seguidores cabem os ditos de Jackson de Figueiredo sobre o Padre Franca, fundador da PUC do RIO, confio-lhes a missão de, com exemplos, confirmarem a verdade do que consignei no título: "VIVER  É  ADAPTAR-SE". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário