segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A JUMENTA DE BALAÃO FALOU!

Os 5 primeiros livros da Bíblia, a saber: o Gênesis, o Êxodo, o Levítico, o Números e o Deuteronômio constituem o Pentateuco ("Pentateuco = 5 volumes). A FALA da JUMENTA de BALAÃO  está no livro dos NÚMEROS, capítulo 22. Este livro continua a narrar a volta dos Israelitas  do Egito para a Palestina. Os israelitas, na sua caminhada de retorno, chegavam a Moab. Com medo deles, o rei de Moab, BALAC, mandou buscar BALAÃO, um adivinho, para amaldiçoar  os israelitas. Balaão, contudo, foi proibido por Deus de ir amaldiçoar os israelitas. BALAC de novo manda outra expedição buscar BALAÃO. Ele aceitou, mas Deus lhe disse que só fizesse o que Ele, Deus, lhe mandasse. No caminho a jumenta que ele montava, com medo de um anjo com a espada desembanhada tomou um desvio. Balaão a espanca para ela voltar. A jumenta toma outro caminho, mas de novo o anjo impede a passagem. Pela segunda vez a jumenta é espancada. Forçando outra passagem muito estreita, a jumenta, vendo o anjo, caiu debaixo de Balaão que, furioso a espancou a golpes de bordão. A jumenta então falou: "Que te fiz eu para me teres espancado já por três vezes?" Balaão: " É porque zombaste de mim.  Se eu tivesse uma espada na mão, já te teria matado". A jumenta: "Não sou eu a tua jumenta, que te serve de montaria toda a vida até o dia de hoje? Tenho o costume de agir assim contigo?" Balaão: "Não!". Então Balaão vendo o anjo prostrou-se  na terra. Disse-lhe o anjo: "Por que espancaste assim a tua jumenta? A jumenta me viu e por isto se desviou, o que me impediu de te matar".   Balaão respondeu: "Pequei. Não sabia que tu estavas parado diante de mim. Agora, se isto não te agrada, voltarei". E o anjo respondeu a Balaão:  "Vai com estes homens. Somente não digas coisa alguma além daquilo que eu te mandar dizer". O espaço não permite continuar a narração do capítulo. Continue você a leitura. Concluirá, ao final, que se trata de uma de tantas das mais belas páginas da Bíblia! Conclusão: a fala entre os humanos como entre os animais admite múltiplas modalidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário