sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A PORTA ESTÁ ABERTA

De volta à casa, vejo a porta de um templo católico  aberta. Tremeluzindo lá no fundo, a minúscula lâmpada avermelhada me confirma a presença real ali de meu Deus. "PORTA  PATET", a porta está aberta!  Preciso, pois, falar-lhe, ouvi-lo. Ajoelho-me, benzo-me, procuro como que ocultar-me todo entre as minhas mãos espalmadas de um e outro lado do rosto. Não importa o lugar, se mais perto, se mais distante do sacrário. Sentado, em pé, de joelhos, entre Ele e nós não existe cerimônia.  Nem hora marcada. Nem lugar apropriado. Desligado de tudo em redor, meu espírito, minhalma O enxerga onde está, no sacrário, com seu corpo, sangue, alma e divindade como está no céu,  realmente presente, embora invisível aos meus olhos, mas milagrosamente ao alcance da fé que lhe voto.   "ADORO  TE  DEVOTE"... Com Santo Tomás me apresento, prestando-lhe o  tipo de  homenagem a que Ele, somente Ele, tem direito como senhor absoluto e único: meu ato de ADORAÇÃO!  A Ti, ó meu Deus,  me consagrando, "DEVOTE", humilde criatura  que sou!  Creio em Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, na Trindade enfim, ali presente invisível, oculta,  "LATENS", que se esconde nas indumentárias que para redimir-nos tomou no seio virginal de tua e nossa Mãe, MARIA SANTÍSSIMA, a saber: o corpo, o sangue, a alma, tornando-Te um DEUS HUMANADO. Bem sei que, ressuscitando ao terceiro dia, e quarenta dias depois subindo aos céus transfigurado, não quiseste, contudo,  deixar-nos órfãos de Tua presença na terra. E criaste a EUCARISTIA!  E com as palavras "ESTE É MEU CORPO", "ESTE É MEU SANGUE" ,  pelo milagre da TRANSUBSTANCIAÇÃO  Tu Te Escondeste, "LATENS", deixando-Te, ocultando-Te na Eucaristia, sob as espécies do pão e do vinho,  em alimento para nossa vida espiritual e como nosso companheiro real mas invisível em nosso peregrinar em busca da pátria celeste. Daí nosso grito espontâneo e reconhecido depois da consagração na celebração da Eucaristia: "MISTERIUM  FIDEI!" "Mistério da Fé!"  Por isso é que Santo Tomás assim nos ensinou a rezar:  "Adoro Te devote, latens Deitas quae SUB HIS FIGURIS vere latitas". ESTAS  FIGURAS  são as espécies de pão e de vinho que pelo poder, concedido por Cristo, NAQUELE MOMENTO,  aos seus DISCÍPULOS,  de fazer o que Ele acabara de fazer, escondem, desde então,  o Deus Humanado, o Deus feito homem. Daí, repito, a exclamação espontânea de nossa fé: "MISTERIUM  FIDEI!"  Daí porque, enquanto permanecerem as espécies de pão e  de vinho (sabor, cheiro, tato, visão), "sob tais espécies"  Deus feito Homem está realmente ali presente. "MISTERIUM  FIDEI!",  mistério da Fé! Extasiado diante de nunca imaginados rasgos de amizade ou amor pelos seres humanos, a estes outra atitude não resta senão reconhecerem sua pequenez diante do todo poderoso e, se pudessem, aniquilarem-se diante de tanta generosidade por parte de DEUS. Esta a razão do final da prece do santo que nos ensina a meditar, a viver, a usufruir da presença real da JESUS CRISTO  no SACRAMENTO  DA  EUCARISTIA.  "Eu Te adoro, ó Latente Divindade, Que sob estas figuras bem Te escondes; a Ti meu coração todo se rende, Porque no contemplar-Te desfalece". "PORTA  PATET" lembra-nos a FÉ; "MAGIS COR", mais o coração de Deus, sussurra-nos um anjo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário