terça-feira, 4 de agosto de 2015


NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS

FREI JOÃO DE NOSSA SENHORA finou-se no ano de 1758 em seu convento de Lisboa, deixando fama de santidade e muita saudade no coração do povo de Lisboa.  Foi desse convento que nos veio  ao CARA"CA nos pincaros de serras mineiras a devoção de NSMÀE DOS HOMENS. Era o convento de Xabregas de invocação de São Francisco das Chagas e eram seus padroeiros  os Duques de Aveiro e Conde de Atouguia, queimados pelo Marquês de Pombal.  Envolvido na tragédia de Belém  e queimado em estatua, JOSÉ POLICARPO DE AZEVED AUTOR DOS TIROS  EM DOM JOSÉ,  e que era criado grave do Duque de Aveiro, ali esteve escondido e foi por proteção dos frades e socorro da S.M.dos HOMENS que conseguiu fugir para o Brasil, fiundando  seu famoso santuário  da Senhora Màe dos Homens da Serra do Caraça.  Ainda por evidente influencia desse precito existiram no interior de Minas algumas ermidas com essa invocaçào, sendum delas no oeste de Minas.Falando-se desse convento de Xabregas merece referirr-se curiosa coincidência. Ele possuía uma Via Sacra com um belo Cslvario em estatuas de vulto,  sendo as caras dos judeus e soldados romanos esculpidos de modo bizarro,  procurando o escultor dar nas fisionomias uma idéia do sentimento ou carater de cada um. Issi está referido de modo bizarro  na Historia das Ordens Monasticas em Portugal, de autoria de Bernardes Branco e constitui um roteiro para estudo dessa peculiaridade existente nas nossas do Bom Jesus de Congonhas, talvez escylpidos segundo desenhos,  obtidos talvez esculpidos segundo desenhos obtidos  do IRMÀO LOURENÇO DE NOSSA SENHORA. (PAGINA 113 DO GUIA SENTIMENTAL. ACHAVAM OS DONOS DA RELIGIÀO que aquelas multidões que   procurvam a nova invocaçào eram incomodas e a inveja,  desgraçada lepra das almas humanas,  já movia as perseguiç`oes contra o frade poeta que nào tardou a compor  uma loa que passou a correr mundo até no Brasil e s se transfoemou  em coro de romaria: "
"Tantas voltas  tendes dado
Para dar nesta capela,
Que eu também por amor dela
Virgem Màe, sendo cansado; 
Todas aqui te hào buscado,
Com diligencia veloz,
 Nào só eu, mas também Vós;
Mas sde nesta heis de ficar
Ou noutra de outro lugar
,Quem bem o sabesois vós." (Do livro: "Historia de N.Senhora em Minas Gerais", pag.112).

LIVRO: "A SORTE E A DESDITA  DE  JOSÉ POLICARPO". AUTOR: Alberto Oliveira Pinto", editora Bertrand. Preço aproximado: 2.800 escudos.  Sobre a  vida de IRMÀO  LOURENÇO.

FREI JOÀO DE N.SENHORA FINOU-SE EM SEU CONVENTO DE XABREGAS, SITUADO NO CORAÇÃO DE LISBOA. FOI DESSE CONVENTO onde se finou.  Foi desse conventono que nos veio ao CARAÇA nos pincaros de serras mineiras a devoçào de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Era o dito convento de invocação de SAO FRANCISCO DAS CHAGAS e eram seus  padroeiros os Duques de Aveiro e Conde de Atouguia, queimados pelo Marques de Pombal. Envolvido na tragedia de Belém  e queimado em estatua, JOSE POLICARPO DE AZEVEDO autor dos tiros em Dom José e que era criado grave do Duque de Aveiro ali esteve escondido e foi por proteção dos frades e socorro da SENHORA MAE DOS HOMENS que conseguiu fugir para o Brasil fundando seu famoso santuario da Senhora Mae dos Homens da Serra do Caraça. Esse convento possuia  uma Via Sacra com um belo Calvario em estatua de vulto sendo as caras dos judeus e solfdados romanos esculpidos de modo bizarro, procurando o escultor das nas fisionomias uma idéia do swntimwento ou carater de cada um. Isso está referido na História das Ordens Monasticas em Porugal, de autoria de Bernardes Branco, e constitui um roteiro para estudo dessa peculiaridade existente nas nossas do Bom Jesus de Congonhas, talvez esculpidos segundo desehos obtidos do Irmão Lourenço de Nossa Senhora.  ( d0 livro Historia de Nossa Senhora em Minas Gerais. pag.113).

SÃO   FRANCISCO   DAS  CHAGAS
É O MESMO QUE SAO FRANCISCO E ASSIS. NO NORDESTE DO BRASIL ele é mais conhecido com o nome de S.F.DAS  CHAGAS. No final de sua vida S.  Francisco  recebeu as Chagas de Jesus numa oração no alto do Monte Alverne. Fonte: INTERNET em "São Francisco das Chagas - o que significa S.F. das Chagas. 

CAPELA DA S.MÃE   DOS  HOMENS CONSTRUÍDA PELO  IRMÃO  LOURENÇO:
...por ele ministro foi vista a CAPELA  e axou  que no altar mor da mesma  estava a imagem da Sra. Mãe dos Homens, e São Francisco, recebendo as Chagas, Padroeiro da dita Capela (Do livro CARA"CA E SUA IGREJA", pelo Pe.  José Tobias Zico, pp/ 45)

CAPELA  GOTICA DO CARAÇA, do Pe. Clavelin: "O seu portico  com seis colunetas simetricas tem por remate um FRONTISPICIO  triangular em cujas pedras se acham incrustados 3 medalhões de marmore esculpido. O do meio, o maior,  ostenta as ARMAS  DE  SÃO  FRANCISCO DE ASSIS, titular se sec
undario da igreja como o fora também  da primitiva capela feita pelo Irmào Lourenço. Os dois medalhões menores tem as datas de 1775 e 1880 por sobre as quais ficou  gravada uma estrelinha para indicar a nas ença dos dois templos: o do Irmão Lourenço e o do Padre Clavelin. (do livro  "CARAÇA SUA IGREJA, Pe. Tobias Zico, pag77).
NO INTERIOR DA IGREJA do P. Clavelin: à esquerda os altares de Sào João Batista, São Luiz de Gonzaga e Sào  Pedro, Apóstolo.  PERTO  DAS  PORTAS  LATERAIS: Altar de São Vicente de Paulo  e  de SÃO  FRANCISCO DE ASSIS ( ) IRMÀO LOURENÇO ERA TERCEIRO FRANCISCANO .  NA MÃO ESQUERA UMA CRUZ, NA DIREITA UM LIVRO E AOS PÉS  UMA   CAVEIRA.

DEBAIXO DO ALTAR  DE  SANTO  ANTONIO   colocou-se em 1950 uma placa de marmore com os dizeres: "O Irmão Lourenço de N.Sra., fundador desta santa casa 1774 aqui viveu e faleceu aos 27 de outubro dd 1819, sendo sepultado na primitiva ermida de N.S.Mãe dos Homens,poximo deste local".
A imagem de N.S.Mãe dos Homens, adquirida pelo Irmào Lourenço, na cidade o Porto, Portugal,chegada ao Rio foi para o Caraça num carro de bois durando a viagem 4 meses. A porta principal pertenceu à capela primitiva e é de cedro. Nas paredes frontais aos altares de São Vicente e de São Francisco de Assis existem duas cavidades destinadas a conter as urnas dos dois construtores, Leandro e Clavelin. Seus restos mortais ou se perderam ou se desfizeram. Logo após a entrada principal da igreja v^-se uma pedra com um orificio no meio; retirada a pedra, com a forma de um tronco de pirâmide,  há um cômodo de 2,40 de comprimento, 1,40 de largura e 1,30 de altura; Para que nào se sabe! Farolleriot. Nos recreios da noite de instantes a instantes a torre era iluminada por um facho de luz que varria o cé. Era o farol da Casa Blerit da capital importado em março de 1931. Compunha-se de uma cirene elétrica ouvida em Belo Horizonte marcando os horários industriais, tudo controlado por um relógio Siemens. A 70 quilômetros da capital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário