segunda-feira, 6 de abril de 2015

MÉRTON   NA   ABADIA   DE   GETSÊMANI

1941. Convertido, SONHANDO SER MONGE, THOMAS MÉRTON é aceito na ABADIA DE GETSÊMANI, EUA. Tomou seu "diário", memória da vida até aqui traçada, e da nova agora abraçada, mas... "Eu deveria rasgar todas as páginas escritas até este dia e começar tudo a partir de agora! Aqui é o centro da América.  Sempre quis saber o que mantinha unido este país; o que impedia o universo de estalar-se e partitr-se em mil pedaços. São lugares como este mosteiro...não apenas este, pois deve haver outros. Assim como Abraão pediu ao Senhor poupasse Sodoma se nela se encontrassem dez homens justos, a Santa Mãe de Deus, Rainha do Céu e dos Anjos,  mostra diariamente a seu Filho os filhos todos da terra; por causa de suas orações o mundo é poupado, de minuto a minuto, de um terrível crepúsculo. Estou na única cidade autêntica da América: Abadia de GETSÊMANI...e vive isolada no deserto. Ela é um eixo em torno do qual gira todo este país, embora o ignore, mantendo-lhe a unidade, do mesmo modo que os substratos profundos da fé natural que acompanha todo o nosso ser (e dificilmente pode  ser  dele separada) se mantêm vivos num homem que perdeu a fé, e não crê mais no "Ser", e no entanto ele mesmo o "é", a despeito da sua louca negação de que aquele que "é"  misericordiosamente lhe permitiu "ser". Que direito tenho eu de estar aqui? Sinto-me como um ladrão e um assassino lançado na prisão, condenado pelos roubos e assassinatos durante toda minha vida, assasssinando a graça de Deus em mim mesmo e nos outros, assassinando-O em sua imagem! Fugi da prisão onde jazia condenado com justiça e corri para o próprio palácio do Rei cujo  Filho eu assassinei, e venho implorar a misericórdia da Rainha que aqui tudo domina do alto do seu trono: NOSSA  SENHORA  DE  GETSÊMANI" (Abadia de GETSÊMANI, 07/04/1941).  Continua na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário