sexta-feira, 20 de março de 2015

QUARESMA:  NA   TRILHA   DE  FRANCISCO

Segundo o Papa FRANCISCO (26/03/14):

1 - BATISMO, CONFIRMACÃO, EUCARISTIA: Sacramentos da iniciação cristã, unindo os CRISTÃOS como discípulos do SENHOR.

2 - ORDEM e MATRIMÔNIO:  Sacramentos-caminhos, transformadores da vida num dom de AMOR, quer  como BISPO, ou como PADRE ou como DIÁCONO ou como, se for o caso, unidos pelo MATRIMÔNIO.

 Os ORDENADOS foram escolhidos para apascentar o rebanho com AMOR; se não o fazem com AMOR  não servem! Se não estão a serviço da comunidade, não fazem bem! Erram! (Mt. 20,  25-28 / MC 10, 42-45). Outro efeito  da união sacramental com CRISTO: "O AMOR  pela  IGREJA! Amor apaixonado como CRISTO amou a Igreja (Ef 5.25-27). A comunidade é a sua família. O bispo que não reza, não celebra todos os dias, não se confessa regularmente ( o mesmo para o padre que não faz estas coisas)  com o tempo perdem  sua união com Cristo e vivem uma mediocridade que não é boa para a IGREJA.

AOS ORDENADOS  UNIDOS  PELO  MATRIMÔNIO  (diáconos) dirá São Paulo tratar-se de um grande mistério de AMOR: o ministério sacerdotal e o matrimônio, dois sacramentos que são a maneira pela qual as pessoas  costumam ir para o SENHOR! (Ef 5 25-33). 

BATISMO, CONFIRMAÇÃO e EUCARISTIA OS MISTÉRIOS da  INICIAÇÃO  CRISTÃ: grande acontecimento, dádiva ou "GRAÇA" de DEUS, que nos une a todos na IGREJA como discípulos do SENHOR JESUS. 

ORDEM e MATRIMÔNIO: dois sacramentos que constituem  dois grandes caminhos através dos quais o cristão pode fazer da própria vida um dom de amor a exemplo e em nome de Cristo, assim cooperando para a edificação da IGREJA. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário