quinta-feira, 12 de março de 2015

CONCEITO   DE   RELIGIÃO

Estudando a história da humanidade, não é difícil chegar-se à conclusão de que ao SER HUMANO  é possível admitir espontaneamente a existência de um SER SUPREMO, soberano, denominado DEUS. Sabendo-nos assim CRIATURAS originalmente ligadas a DEUS, dá-se o nome de RELIGIÃO a esta proximidade, dependência e relacionamento nosso com o CRIADOR. Mas existem DUAS espécies de RELIGIÃO:  a RELIGIÃO  NATURAL e a RELIGIÃO REVELADA.

1 - RELIGIÃO  NATURAL:  Há  duas maneiras de se estabelecer entre nós e Deus esse relacionamento, essa  RELIGIÃO  NATURAL: UMA  é fruto de um raciocínio realizado por  nossa razão,  nossa inteligência:  convencemo-nos da existência de DEUS, criador de todas as coisas e fonte de todas as perfeições,   valendo-nos  do dito popular de que  todo relógio supõe um relojoeiro;  a ordem e a harmonia existentes no mundo nos levam a admitir uma inteligência superior que criou e cria e conserva todos os elementos que o compõem; a SEGUNDA  MANEIRA  de se estabelecer entre mim e Deus esse  relacionamento, essa RELIGIÃO  NATURAL decorre do fato de que  todos os seres humanos sentem dentro de si uma voz que os impele a praticar o bem e evitar o mal. É a voz de nossa consciência moral, projetando nossos sentimentos, às vezes até nos incomodando; é a voz de Deus que lembra que somos seus filhos e que nos voltemos para ele. A essas duas maneiras   de nos relacionarmos com DEUS dá-se o nome de  RELIGIÃO  NATURAL. 

2 - A  RELIGIÃO  REVELADA,  baseada numa especial revelação da existência de Deus expressa na Bíblia: antigo e novo testamento. Puramente religiosa, essa inspiração bíblica  nos ensina  aquilo que ultrapassa  a razão humana, a saber:  o plano de salvação divina, o sentido do mundo, do homem, do trabalho, da vida, da morte... diante de Deus (conforme exposição de Dom Estêvão Bettencourt O.S.B. nas aulas da Escola Mater Ecclesiae, Rio). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário