sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ÚLTIMA   CARTA   DE   THOMAS   MÉRTON

ESCRITA DE NOVA DELHI, 09/11/1968, AOS AMIGOS. "Espero que compreendam por que não posso responder as cartas agora.  Estou inteiramente ocupado com esses encontros monásticos e com o  estudo e a oração necessários para torná-los proveitosos.  Espero que rezem por mim e por todos aqueles que irei encontrar.  Estou certo de que a bênção de Deus  se estenderá sobre esses encontros e espero que muito benefício  mútuo há de resultar deles.  Também espero poder levar para meu mosteiro  alguma coisa da sabedoria asiática, com a qual tenho a sorte de estar em contato - mas é coisa miuito difícil de expressar com palavras.  Desejo a todos paz e alegria no Senhor e um crescimento na fé: pois nos meus contatos com estes novos amigos também eu sinto consolação na minha própria fé em Cristo e na Sua presença que me envolve.  Espero e creio  que Ele esteja presente nos corações de todos nós. Com minhas  saudações mais cordiais a todos sou, em Jesus e em seu Espírito, vosso, Thomas Mérton. "Encontrei-me com o Dalai Lama, 33 anos, pessoa muito alerta e enérgica, no alto dos Himalaias. São estas as mais belas montanhas que já vi.  Há alguma coisa na luz de lá, um azul e uma claridade que não se vêem  em mais lugar nenhum.  Estive 8 dias em Dharamasala, fazendo uma espécie de retiro, lendo e meditando e encontrando mestres tibetanos. Tive três  longas entrevistas com o Dalai Lama e também falei com muitos outros. Observação: Mérton faleceu dia 10 de dezembro de 1968 em Bangkok, aos 53 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário