segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AMANHÃ  NOVENTA  ANOS   DO   POETA  ERNESTO   CARDENAL 

Nascido em Granada, Nicaragua,  em 20/01/1925, é um dos poetas mais  importantes da América Latina. Acabo de saber pelo artigo no GLOBO  (15/01/15) de nosso Frei Beto, em tão bom momento trazendo-nos ao coração o centenário de nascimento (31/01/14) de outra alma embebida de cristianimo  THOMAS  MÉRTON, que nosso sacerdote e poeta e teólogo ERNESTO CARDENAL teve como mestre de noviços esse monge trapista "um dos 4 mais conhecidos místicos do século XX, ao lado de Simone Weil, Teillard de Chardin e Charles de Foucauld". CARDENAL foi ordenado sacerdote em 1965. Em I969, ministro da cultura da Nicaragua, governada pelos sandinistas, foi publicamente suspenso "a divinis" pelo pontífice então à frente da IGREJA. Leia o poema seguinte:
Ao perder-TE eu a TI, TU e EU teremos perdido.
EU, porque TU eras o que EU mais amava.
TU, porque era EU que  TE amava mais. 
Mas, de NÓS dois TU perdes mais do que EU. 
Porque EU poderei amar a outras 
Como amava a TI. 
Mas a TI não amarão mais
Do que TE amava EU!" 
Ernesto Cardenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário