terça-feira, 17 de janeiro de 2012

QUE TIPO DE CATÓLICO ÉS TU?

Se você se considera CATÓLICO, em qual dos TRÊS QUADROS ABAIXO se enquadraria?

1 - ANTICATÓLICOS: VOCÁBULO composto de; "ANTI", partícula grega = contra, sentido de oposição, e de "CATÓLICO" = vocábulo formado da partícula grega "katá" = de cima a baixo, e do adjetivo grego "olos"= inteiro, donde CATÓLICO (ÜNIVERSAL). A IGREJA se diz CATÓLICA, porque, segundo uma imagem cara aos PADRES DA IGREJA, ela é comparável à lua cuja luz toda é reflexo do sol, JESUS CRISTO. ANTICATÓLICO se diz da pessoa que se opõe, que é contra o catolicismo, que combate a crença, a religião católica.

2 - CATÓLICOS: pelo exposto acima, CATÓLICO é a pessoa que, sendo batizada, ficou sendo incorporada à IGREJA CATÓLICA, tornando-se membro do POVO DE DEUS através da GRAÇA BATISMAL, REALIDADE QUE COMPORTA: a remissão do PECADO ORIGINAL e de todos os pecados pessoais até então existentes; o NASCIMENTO PARA UMA VIDA NOVA, pela qual a pessoa se torna FILHO ADOTIVO DE DEUS, MEMBRO DE CRISTO e TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. O BATISMO imprime na alma um sinal espiritual INDELÉVEL, o CARÁTER, que a consagra ao culto da religiào cristã. Recebendo o BATISMO, a SANTÍSSIMA TRINDADE dá ao batizado a GRAÇA SANTIFICANTE, a GRAÇA DA JUSTIFICAÇÃO, A QUAL: torna-o CAPAZ de CRER EM DEUS, DE ESPERAR NELE E DE O AMAR ATRAVÉS DAS VIRTUDES TEOLOGAIS (FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE): CONCEDE-LHE O PODER DE VIVER E AGIR SOB A MOÇÀO, O AUXÍLIO, do ESPÍRITO SANTO pelos seus DONS; permite-lhe crescer no bem pelas VIRTUDES MORAIS. Assim todo o organismo da VIDA SOBRENATURAL então criada tem sua raiz no SANTO BATISMO. Lembre-se do aprendido no "antigo pequeno catecismo", quando de sua preparação para a Primeira Comunhão: "Ser cristão é ser batizado, crer e professar a Doutrina de Jesus Cristo.

3 - CATÓLICOS NÀO PRATICANTES. Emprego o termo "Não praticantes" - que é uma contradição sem tamanho, no caso, formada por uma negação e uma afirmação, pela junção, in casu, de duas palavras que "hurlent de se trouver ensemble" - na falta de outro termo para designar os CATÓLICOS, isto é, as pessoas que, sendo batizadas, crêem e professam a DOUTRINA TRAZIDA AOS HOMENS por JESUS CRISTO, mas que, na prática, no correr de sua existência, por razões de naturezas diversas tiveram ou têm sua FË esmaecida, o que leva como consequência o não cumprimento da DOUTRINA DIVINA. Sem entrar em pormenores, basta-me aqui recordar o que no Caraça numa aula de religião nos relatou o professor de Catecismo. Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados brasileors foram receber instruções nos Estados Unidos. O pároco da cidade onde se alojaram, separou na igreja da matriz uma cadeira especial para o general que os comandava e que se registrara como católico no hotel. Como não compareceu no ofício religioso do domingo, na missa, no dia seguinte o responsável pelos fiéis da paróquia procurou saber do general se algo o impedira de assistir à missa. Resposta: "É que sou CATÓLICO NÃO PRATICANTE como muitos brasileiros!" "DOMINE, ADAUGE NOBIS FIDEM", SENHOR, FORTIFICAI A MINHA FÉ! "Adjuva incredulitatem meam"(Mc.IX,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário