domingo, 8 de janeiro de 2012

COMANDANTE CORIOLANO LUIZ TENAN

Muito gratificado me sinto, quando surge uma ocasião de poder falar sobre o amigo - estranho AMIGO com quem nunca tive um papo cara a cara, de quem fugi, deixando aberta a porta do elevador que me levaria ao apartamento dele na Tijuca - COMANDANTE CORIOLANO LUIZ TENAN, EX-ALUNO DO COLÉGIO DO CARAÇA, onde o conheci em 1945, quando ali eu estudava. Sua personalidade marcante nunca mais me saiu da retina , da memória. Já por duas vezes, visitei-lhe a sepultura no cemitério de Petrópolis. No meu projeto de livro "ANTES QUE ANOITEÇA" (IMPRIMATUR, 2002, PP. 87 A 89) gravei as impressões todas que dele me ficaram. Aí reproduzi também o que seu ex-colega de Caraça, Professor José Lourenço de Oliveira, consignou no livro "XAVIER E O CARAÇA". No sebo encontrei "O MENDIGO DE SABARÁ", escrito pelo amigo poliglota. Resumiu-o, por se referir ao CARAÇA, e tentei obter autorização para imprimir particularmente esse resumo no intuito de oferecer aos ex-alunos de nosso comum Santuário do Caraça, mas não consegui contato com nenhum dos filhos dele. Estou torcendo por ser um desses quem, no anonimato, me enviou há pouco o que com muito prazer e muita honra aqui reproduzo como um acontecimento a mais da vida do ilustre amigo petropolitano, aluno da escola dos padres franciscanos , fato de que a história da nossa PANAIR DO BRASIL muito deve orgulhar-se: "No dia 27/11/1952 o velho TENENTE a bordo do CONSTELATION PP-PCB da PANAIR decolava de Roma com destino a Munick, num vôo de nove horas e quarenta minutos, a 5.550 metros de altitude, completou invejáveis 20.000 horas de vôo. Emoção a bordo, cumprimentos, alegria e o velho TENAN firme no seu posto, olhos fixos nos instrumentos do CONSTELATION. Foi o primeiro piloto brasileiro a ingressar na PANAIR DE BRASIL em 1936 para pilotar os Bandeirantes, que até aquela hora estavam nas mãos de pilotos americanos; em 1936 tinha 1.800 horas em aviões militares. A esposa chamava-se Dona MAFALDA. Filho: Alberto Luiz. E gostava muito de cachorros". Postado por ANÔNIMO dia 06/01/12, no Jairbarros.blogspot.com.

3 comentários:

  1. Grata pelo carinho e pelas lembranças de meu avô.
    Patrícia Tenan

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sempre mencionar os feitos do meu pai na aviação, tenho muito orgulho dele e muita saudade também. Apenas gostaria de informar que ele tem 3 filhos, Alberto Luiz, Carlos Luiz e Heloisa Luiz (que foi adotada pelo casal aos 3 anos de idade). Um abraço.
    Heloisa Luiz Tenan

    ResponderExcluir
  3. Heloiza, talvez você lembre de mim. Fernando que mora na Tijuca e que tinha casa em Cambuquira Minas Gerais..Tenho várias tapeçarias que Dona Mafalda fazia para mim e minha esposa (falecida). Perdi o contato com eles. Soube agora lendo que seu pai o Comandante é falecido e seus restos mortais estão em Petrópolis. Se quiser entrar em contado comigo meu telefone 2254-3588. e o email é: f.mottav@gmail.com. Seria um enorme prazer revê-la. Grande abraço.

    ResponderExcluir