quarta-feira, 3 de março de 2010

PARABÉNS, MINAS GERAIS!

Amanhã, 04 de março de 2010, comemora Minas Grais e o Brasil o centenário de nascimento do ex-presidente da República, TANCREDO NEVES. Como ponto central das justas homenagens prestadas ao ilustre filho das ALTEROSAS, o Governador do Estado de Minas, AÉCIO NEVES, neto do inteligente político mineiro, vai presidir, em Belo Horizonte, a inauguração da CIDADE ADMINISTRATIVA PRESIDENTE TANCREDO NEVES. O projeto, assinado pelo arquiteto OSCAR NIEMEYER, vai consolidar Belo Horizonte, definitivamente, como principal referência do trabalho de Niemeyer no mundo, como se lê no "Estado de Minas" do dia 28/02/10. De fato, 70 anos depois do projeto da Capela de São Francisco de Assis, da Pampulha, da Casa do Baile, do Iate Clube e do Cassino, "ícones da arquitetura moderna brasileira" ("Estado de Minas"), eis que surge, incensando o bairrismo mineiro, o mais novo projeto de Niemeyer, o PALÁCIO TIRADENTES. Conforme o prometido, até o próximo mês de outubro serão transferidos para o novo centro do governo mineiro 18 secretarias e 33 órgãos da administração direta e indireta do Estado. O complexo foi erguido às margens da MG-010, no Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, a meio caminho entre o centro da capital e o aeroporto Confins. No dizer de Niemeyer ("Estado de Minas") o Palácio Tiradentes surpreende pela audácia de sua estrutura: quatro colunas sustentando o edifício. Em vez de o governo construir um conjunto com cerca de 20 edifícios, transformando o terreno em pequenos lotes, construiu apenas três. "Não é o ângulo reto, diz Niemeyer, que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein". A propósito: quando aluno no Caraça,ouvi, numa aula de História Natural, o profesor Padre Antônio da Cruz fazer a mesma observação de Niemeyer aplicando-a apenas, no caso, à estrutura do corpo humano.

2 comentários:

  1. A Cidade Administrativa é uma obra impressionante. Não pela sua beleza, mas pelos benefícios que irá trazer para Belo Horizonte e para Minas Gerais.

    Uma obra conseguiu unir desenvolvimento urbano, melhoria no atendimento ao cidadão, economia para os cofres públicos e eficiência na máquina pública.

    Realmente, de encher os olhos.

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante da obra do Niemeyer, além do ousado projeto arquitetônico, é o fato de reduzir em R$ 92 milhões as despesas da máquina pública. Uma economia que pode ser revertida em benefícios para a população nas áreas da saúde, educação etc. Ponto para o Governo de Minas, que apostou num grande empreendimento em prol dos mineiros.

    ResponderExcluir