quarta-feira, 24 de março de 2010

LIVROS CANÔNICOS E APÓCRIFOS

A BÍBLIA SAGRADA usada na IGREJA CATÓLICA contém 74 livros: 47 no ANTIGO TESTAMENTO e 27 no NOVO TESTAMENTO. Estes 74 livros são denominados LIVROS CANÔNICOS. "KANON", termo grego, designava uma "vara de medir" e, num sentido derivado, "regra"ou "norma". Foi o critério achado para designar livros que, divinamente inspirados, eram recebidos pela IGREJA CATÓLICA e reconhecidos por ela como a infalível regra de fé e prática, em virtude de sua origem divina. Donde: LIVROS CANÔNICOS. Com o tempo usou-se o termo CÂNON para designar a coleção ou catálogo dos livros bíblicos. Acontece, porém, que, enquanto a maioria dos livros da Bíblia tivessem sido sempre considerados como inspirados por Deus e como tais recebidos como regra de fé e de prática, constituindo assim os LIVROS PROTOCANÔNICOS ("próton = primeiro. em primeira instâancia), alguns outros, poucos, receberam a designação de LIVROS DEUTEROCANÔNICOS ("dêuteron"= segundo, em segunda instância) por serem escritos ou livros que foram primeiramente controvertidos, só depois entrando definitivamente no rol dos livros CANÔNICOS ou livros inspirados por Deus e tidos como tais. Frise-se o seguinte: o que houve foi uma inclusão desses livros entre os livros canônicos, em épocas posteriores, numa segunda instância, embora gozassem da mesma autoridade que os demais livros da Bíblia. Foi o Concílio de Hipona no ano 393 que definiu o cânon ou coleção completa da Bíblia. Paralelamente aos LIVROS CANÔNICOS temos os LIVROS APÓCRIFOS. Este termo APÓCRIFO era aplicado pelos católicos a escritos judaicos e cristãos que tiveram a pretensão à autoridade divina mas que de fato não são Escrituras inspiradas por Deus. Segundo Dom Estêvão Bettencourt, APÓCRIFO é o "livro não canônico ou não catalogado, embora tenha aparência de livro canônico (Evangelho da Infância, de Nicodemos, etc.). Se por bastante tempo foram considerados como livros desprezíveis, ultimamente são tidos como valiosos para a história do Cristianismo ("Escola "Mater Ecclesiae", Curso Bíblico Por Correspondência, Dom Estêvão Tavares Bettencourt).

8 comentários:

  1. Pessoas que mal sabem o nome quer falar de heresia... vá trocar as fraldas!

    Ótima explicação Jair, bom estudo!

    ResponderExcluir
  2. heresia,é tudo que contradiz a biblia,mas a palavra SENHOR DIZ:PASSARÃO OS CEUS E A TERRA MAIS AS MINHAS PALAVRAS NÃO HÃO DE PASSAR.se lemos a biblia de genesis a apocaplise(evangelicos)observamos que a volta do senhor esta muiiito proximo,portanto deixa JESUS quebranta seus corações,e tudo que vier uma heresia,tenho certeza que vamos combater na palavra e a vitória é nossa!!! pense nisso

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe a todos.
    A palavra de Deus é alimento para o crescimento espiritual, como cristãos temos que busca-la diariamente e um dos ensinamentos de Jesus foi o respeito ao proximo. vamos colocar em pratica.
    ótima explicação Jair.
    fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. A melhor coisa que temos que fazer e aprender mais sobre a palavra de Deus.para não subir na tribuna e pregar heresias tem muitas pessoas fazendo da palavra de Deus qualquer coisa.ótima explicação Jair faço esse curso Teologia sistemática 1 quero aprender muito pela cetadeb.fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. será que um livro como o 2 Macabeus que encerra com uma conclusão ridícula e idiota, V38ss. seria inspirado pelo Espirito Santo? fala serio né! vamos conhecer o autor e inspirador da Bíblia.

    ResponderExcluir
  6. Idolatria é uns dos pecados que o proprio DEUS condena vamos ler a biblia para ganhar temos e sabedoria

    ResponderExcluir