quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TWITTER = GORJEIO

Pela idade ou pelo desinteresse ou pela preguica ou pelo comodismo ou pela soma de tudo isso, certo é que a velocidade com que umas após outras vão se sucedendo tantas novidades no campo generoso das ciências eletrônicas não me permite, sequer de longe, inteirar-me das prodigiosas descobertas aí realizadas. Depois de ouvir tantas vezes a palavra TWITTER, o dicionário me confidenciou que TWITTER = v. chilrear, trinar, gorjear, chiar; s. gorjeio, agitação, inquietação. Época mais apropriada não poderia existir para eu recordar um pouco do que aprendera nas aulas de português, no estudo das onomatopeias. Houaiss: ONOMATOPEIA; formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada de um som natural a ela associado; onomatopoese. E mais: aprendizado por mim adquirido na época mais sugestiva do ano, quando mal clareia o dia os sabiás povoam com seus melancólicos TWITTER ou gorjeios as florestas de Petrópolis e as ruas de nosso bairro de Botafogo. O que, contudo, mais me chamou a atenção e sobretudo me encantou foi sentir no canto do sabiá a reprodução ou emissão dos sons da palavra inglesa TWITTER. Ou eu estou me enganando? Creio que todo canto de qualquer pássaro é um gorjeio, mas o gorjeio do SABIÁ LARANJEIRA, é o gorjeio por antonomásia do SABIÁ, AVE NACIONAL DO BRASIL ( turdus rufiventris). E é bom recordar que em 1968, através do Decreto n. 63.234, o DIA DA AVE que já tinha sido implantado no Estado de São Paulo, em 1965, tendo como ave-símbolo o SABIÁ LARANJEIRA, foi estendido a todo o país, sendo o dia 5 de outubro escolhido para sua comemoração. " Todo ano nesse dia distribuíam-se diplomas com a ilustração do majestoso pássaro, assinados por autoridades políticas e personalidades conhecidas do grande público. O Rei-Pelé e até mesmo o primeiro homem a pisar na lua, o norte-americano Neil Armstrong autografaram esses diplomas" ("Aves Brasileiras"e plantas que as atraem, Johan Dalgas Frisch e Christian Dalgas Frisch). Anos depois surgiu um debate: uma corrente defendia o sabiá-laranjeira como ave-símbolo do Brasil e outra defendia a ararajuba (Aratinga guarouba), lindíssima espécie que tem as cores verde e amarela da bandeira do Brasil. Promovida uma enquete, a vitória do SABIÁ-LARANJEIRA foi incontestável: 91,7%. Por decisão do Presidente da República, Fernando Enrique Cardoso, no dia 3 de outubro de 2003 estabeleceu-se que o "sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) era o símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil". "MINHA TERRA TEM PALMEIRAS, ONDE CANTA O SABIÁ; AS AVES QUE AQUI GORJEIAM NÀO GORJEIAM COMO Lá" ( Gonçalves Dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário