segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

COMANDANTE CORIOLANO LUIZ TENAN

Se vivo, estaria completando hoje, 04/01/10, 106 anos o Comandante da "Panair do Brasil", CORIOLANO LUIZ TENAN, nascido em Petrópolis a 04/01/1904, falecido em 01/04/1998 e sepultado no cemitério de sua terra natal na Quadra 8, Direito, S.P. 36.659. Com emoção fui ontem ali visitar-lhe o mausoléu, aqui deixando a razão desta minha iniciativa, originária de fatos que com mais pormenores consignei no opúsculo "ANTES QUE ANOITEÇA". Numa tarde do ano de 1945 o superior do Caraça, Padre Antônio da Cruz, comunicou-nos que estava subindo a serra a cavalo um ex-aluno fluminense, aviador da "Panair do Brasil", detentor então do mais elevado número de horas de voo da empresa. O propósito dele era galgar a serra do Caraça a pé, assim prometera a Nossa Senhora Mãe dos Homens, caso a filha se curasse. Depois de tê-la submetido a diversas consultas pelo mundo afora, sem resultados, aconteceu-lhes deixarem um dia no Rio um especialista, quando Tenan avistou num letreiro o anúncio da "EMULSÃO DE SCOT". Lembrou-se, no momento, do seu Caraça e prometeu a Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira daquela casa onde estudara por quatro longos anos, escalar a pé os 20 quilômetros da serra e acender uma vela à MÃE DE DEUS, se com o recurso daquele medicamento anunciado no alto de um prédio, sua filha se curasse. Do uso das pernas, porém, o Padre Cruz o dispensou, enviando-lhe um cavalo que ao longo dos ziguezagues bastante lhe deve ter feito recordar o conforto das longas viagens transcontinentais por tantos anos realizadas. Com uma milagrosa vantagem, porém, sobre estas: a filha havia se libertado da inquietante moléstia ! Aluno então do Caraça, passei a nutrir profunda e indelével admiração pelo Comandante Tenan. Só, porém, depois de meio século, residindo já eu no Rio, entrei em contato com ele por telefone algumas vezes. Muito emotivo, dizia-me que não deveria ter deixado o Caraça, que teria sido um padre muito útil à Igreja, etc. Prometi vê-lo em casa onde me reservava livros de sua autoria. No ano de seu falecimento, no dia de seu aniversário, fui a Tijuca abraçá-lo. Acovardado, já na portaria do prédio, receando vítimas nós dois de possível e mútua emoção, ele choroso por ter sido moralmente forçado a sair do Caraça, como se lê no livro "Xavier e o Caraça", e eu aliviado por me haver libertado das obrigações sacerdotais, busquei o caminho da volta. De quantos caminhos de volta nossa vida e o mundo perderam a conta!

14 comentários:

  1. Bom dia, venho colecionando livros do Cmte Tenan ha anos, porem o exemplar de hidronavegação não o encontrei, caso o senhor o tenha poderia eu ter acesso a esta obra e copia la, manter acessa a memoria de nosso primeiro PLA e uma constante para nos aviadores. Grato Francisco F Gontijo
    cmtegontijo@yahoo.com

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  2. No dia 27 de Novembro de 1952, o velho Tenan bordo do Constelation PP-PCB da Panair, decolava de Roma com destino a Zurich, num vôo de 9 horas e 40 minutos, a 5550 mts de altura, completou invejáveis 20.000 horas de vôo, Emoção a bordo, cumprimentos, alegria e o velho Tenan firme no seu posto, olhos fixos nos instrumentos do Constelation. Foi o 1º piloto brasileiro a ingressar na Panair do Brasil em 1935,para pilotar os Bandeirantes, que até aquela hora estava nas mãos de pilotos americanos, em 1935 tinha 1800 horas em aviões militares.
    Obs. a esposa do velho Tenan chamava-se D. Mafalda, filho: Alberto Luis e gostava muito de cachorros.

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  3. Visitei o Comandante Tenan em sua residência na Tijuca. Ele tinha na época cerca de 90 anos. Recebeu-me muito bem, dando-me notícias de meu pai, Wilson Albuquerque, que foi seu colega na Escola de Aviação Naval, na década de 1920. Seu livro "Memórias de um Piloto de Linha" revela páginas interessantes da história da aviação no Brasil.

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    1. O nome do autor do último comentário é Pedro Wilson Carrano Albuquerque.

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  4. Comandante Tenan que conheci nos anos 70. Tinha casa em Cambuquira MG onde eu também tinha. Passavamos horas agradáveis conversando basicamente sobre sua vida como aviador militar e depois da Panair do Brasil. As vezes voltavam para o Rio de Janeiro ou iam para Cambuquira em meu carro. Nós nos visitavamos de vez em quando pois morávamos na Tijuca. Sua esposa Dona Mafalda senhora de muitas prendas tecia tapeçarias lindíssimas e que tive a honra de receber de presente algumas que até hoje tenho em minha casa e que encanta todos que me visitam e as apreciam. Do comandante li dois livros. Sei que tem muitos mais mas não sei se vou encontrar. Foi muita sorte conhecer uma pessoa como ele e sua família. Aprendi muito com ele quando me contava sua experiência profissional.quando ia a sua casa no Rio ou em MG. Guardo muitas fotos dessa época.

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  5. gostaria de saber quais aviões o Comandante Tenan operou durante sua vida de aviador.
    quando aposentou-se na aviação civil,
    memorias de um piloto de linha, ele operou Comodore, Fairchild e Sirkosk 38 e 43, após operou DC-2 e DC-3 e Lockheed constellation‎ fazendo linha Internacional, quais mais ele voou.

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  6. Olá o Comandante Tenan era meu avô. Meu pai enviou um comentário! Obg pela linda lembrança. O email do meu pai é ctenan@uol.com.br. Um abraço Anna Lúcia Tenan

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  7. Boa noite! Por gentileza, se possível postem uma foto do comandante Tenan.
    Obrigado.

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    1. Ele era meu avô, um homem muito sereno , educado e super inteligente. Tenho muito orgulho dele e do meu pai, seu filho, Carlos Luiz Tenan, que guardadas memórias, livros e etc de meu avô que foi um dos pioneiros da aviação brasileira.

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  8. Olá, sou Epitacio Paes. Minha avó Anna era irmã de Efa, mãe de Coriolano, Hugo e Luiz (Giginho, para nós da família). Tanto Anna Depolli, como Efa (mãe dos tres comandantes) eram de Padova,Itália.
    Conheci pessoalmente os tres irmãos, no nosso bairro comum, Cascatinha, Petrópolis.
    Giginho morreu muito jovem, mas já na Panair, num estúpido acidente na estrada (estava ajudando passageiros de um onibus avariado); Hugo, morre num vôo de volta de Lisboa, que cai na cabeceira do aeroporto dos Guararapes (Recife). Mas, Coriolano (o mais velho dos tres, diga-se ) sempre manteve-se em paz. Foi, sem dúvida, o mais completo aviador do Brasil.

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    1. A mãe de Coriolano Tenan meu avô era Cornélia.

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  9. Realmente, vovó Cornélia era uma pessoinha linda. Convivi com ela quando já adolescente, ela já estava beirando os 90 anos e totalmente lúcida. Eu adorava passar as tardes, ou ouvir ela contar como conheceu meu avô

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  10. O último comentário foi da Heloisa Luiz Tenan, filha do Comandante Tenan. Poucos me conhecem, mas faço parte dessa linhagem de pilotos. Atualmente tenho 71 anos, e conservo com muito orgulho e com carinho, na minha memória as lembranças de família. Contato: heloisatenan52@gmail.com

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  11. Sou Luciana, filha do Milton(filho da D.Ainda irmã da Tia Mafalda.
    Guardo no coração as lembranças de todas as visitas de meu pai Milton ao Tio Tenan.

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