sexta-feira, 15 de maio de 2015

ARTE   DE   FAZER   REZAR   -   3

Importante que as crianças tenham em alto grau um sentido exato do que seja para eles a Santa Missa.
- Se JESUS vem renovar sobre o altar sua oferenda do CALVÁRIO, É PARA PERMITIR ÀS CRIANÇAS UNIR  SUA OBLAÇÃO  À DELAS. E JESUS  quer ter necessidade desta oblação para lhes aplicar os frutos da Redenção.
-Primeira parte da Missa: explicar o sentido das cerimônias que vão até o CREDO.
-Ao OFERTÓRIO ensejai às crianças uma oração pessoal que consista  em oferecer mentalmente  seus esforços, sacrifícios e promessas.
-Insistir sobre o simbolismo da gota-dagua misturada ao vinho do cálice.
Durante as orações do Cânon  focalizar  o "memento dos vivos": orações pelos parentes, pelas grandes intenções da Igreja, pelos pecadores, pelas missões, pelas vocações, etc.
- Antes da CONSAGRAÇÃO  preparai-lhes  o espírito para uma oração pessoal no momento em que o padre elevar a hóstia e o cálice.
-Depois da  CONSAGRAÇÃO reservai-lhes  alguns instantes de adoração, e orientai-as para a comunhão espiritual ou sacramental.
-Se as crianças comungarem,  exigi delas uma ação de graças pessoal. Evitai que leiam ou cantem  logo depois da comunhão.
-Não se deve  ficar todo o tempo explicando as cerimônias da missa de sorte que  não sobre tempo para a oração pessoal das crianças.
-Que sejam colocadas de modo que possam contemplar o altar. Não devem permanecer todo o tempo de joelhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário