quinta-feira, 28 de maio de 2015

47  ANOS   SEM  O   COLÉGIO   DO   CARAÇA

Deixo aqui, nesta noite QUE ME RECORDA o inesquecível incêndio da BIBLIOTECA do CARAÇA (28/05/1968), os lacrimosos pensamentos do professor ANTÔNIO LARA RESENDE, alusivos ao fato, em seu livro histórico "Memórias 1 De Belo Vale ao Caraça"(pp. 132): "Um dos sonhos do Padre Sarneel foi a construção de "um pavilhão  especial à prova de fogo para a rica e preciosa biblioteca  do Colégio do Caraça destruída em 28/05/1968, poucas horas após ter-se encerrado a Assembléia Geral  da Província Brasileira da Congregação da Missão, quando se decidira, na Guanabara, com mortal tristeza de  uns e júbilo de outros o fechamento da Escola Apostólica N.S. Mãe dos Homens do Caraça. Não opino.  Registro apenas a coincidência. Chego a sentir remorso por ter passado a outros a presidência da AEALAC, fundada por  iniciativa minha, apoiado entusiasticamente por muitos caracenses.  Com dura coragem  confesso meu remorso.  Meu sucessor entusiasmara-se também  pela idéia de dar-se  à biblioteca uma sede que a resguardasse e defendesse, mas sucumbiu às dificuldades, que realmente não eram pequenas,  como sempre que se queria fazer qualquer coisa no Caraça.  Tudo lá era difícil, menos as dificuldades.  Padre Cruz apenas exagerava  ao dizer que no Caraça o que não era impossível ia deixando de ser possível. Não me arrependo do juízo que possam fazer de mim, quando afirmo que, na presidência da Associação, só a morte ou a incapacidade total me teriam privado de dar uma sede à Associação em Belo Horizonte, e um agasalho condigno ao tesouro cujo  desaparecimento fez sofrer a muita gente.  Arrependo-me, sim, de ter deixado a presidência da AEALAC. Uma das misérias de nossa ntureza  está em só nos apercebermos do valor de pessoas ou coisas, depois de a termos perdido.  Acredito que não poucas  consciências doam à simples lembrança da destruição da biblioteca d Caraça.  Se não doem, parece-me que deviam doer. Se o Padre Sarneel não tivesse morrido anos antes,  sua paixão senil, se querem, pelo Caraça não o teria deixado  sobreviver muito àquele incêndio que deixou arrasado o extraordinário sacerdote que foi o Padre Godinho, que, por sua vez,  nos deixou arrasados com sua morte dias depois da catástrofe caracense".

Um comentário:

  1. Bom dia, Jair. Tem algum email para que possamos trocar algumas informações sobre o sinistro de 28 de maio de 1968, na serra do Irmão lourenço?

    ResponderExcluir