quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

" DEUS E OS HOMENS" - 2

Antes de voltarem para a Holanda, terminada a guerra de 14, falecera em Paris, apenas com 3 anos, o caçula da família, JEAN FRANÇOIS. Em fins de outubro de 1918, passando por Londres, o casal e os dois filhos chegaram à sua pátria no dia 11 de novembro. No dia 8 de setembro de 1921, festa da Natividade de Nossa Senhora, Matias, Ana Maria Pieterke e a irmã, com 9 anos, eram recebidos pelo Abade da Abadia de Saint-Paul, em Oosterhout, na Holanda. Foi então que Pieterqke foi deixado no parlatório dessa Abadia penetrando no convento onde viveria 15 anos entre os beneditinos. Certa noite, Ana Marieke confiou aos pais o desejo de ser beneditina. Dizendo o pai que ainda havia muito tempo para se falar do assunto, Ana Maria que conhecia o marido, disse rindo: "Você sabe um mundo de coisas, mas em questão de vocações, de educação ou de doenças, você não sabe nada!" Passados alguns anos, Pieterke , no dia 22 de dezembro de 1928, foi ordenado sacerdote. Presente estava o casal e mais a filha, Ana Marieke. Padre Pieterke passou três dia com a família. Em conversa certa vez com a irmã tomou uma foto e disse à irmã: "Olhe, Marieke, nós três! Que beleza de criança era Jean François! Agora é um dos nossos maiores protetores no céu!". Tomou nas mãos outra foto, a de de Léon Bloy, e disse: "Meu padrinho! Posso levar este retrato? Já tenho um mas está tão apagado e gasto que quase não se distinguem mais os traços. É admirável como vocês puderam encontrar este cristão no mundo. Muito devo ao meu padrinho!". Um dia o monge Pieterke escreveu o seguinte numa carta aos pais: "Você e mamãe são 2 seres que não formam senão um. Quando eu era criança e você me dizia alguma coisa, papai, eu já sabia que mamãe me teria dito o mesmo". Outra vez, Matias disse à sua mulher: "Deus fez em nós uma troca de corações: sofro , sinto, penso e amo aquilo que você deseja e pensa, o que você ama e ressente e sofre. Assim é porque somos unidos num amor que é Deus. É bem isto o amor do casamento!" Em 1929, depois de ter passado por Oosterhout onde celebraram a Páscoa com Pieterke, Matias, Ana Maria e a filha partiram para a França. Continua no próximo blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário